SRS Manhuaçu monitora cenário de gripe aviária na região

Para discutir o atual estado de alerta em relação à gripe aviária, técnicos da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu reuniram-se com representantes do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). O objetivo é criar uma frente local para atuação em conjunto na divulgação de informações e medidas de prevenção à população.

Como resultado da reunião, foi criada a sala de situação regional, composta por profissionais das entidades envolvidas cujo objetivo é garantir que as informações pertinentes sejam divulgadas. “É um trabalho de vigilância e queremos com isso fornecer aos técnicos municipais o conhecimento sobre as medidas preventivas, notificação adequada de casos suspeitos e os procedimentos corretos a serem adotados”, explicou o superintendente regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda.

Foram apresentadas as preocupações em relação à gripe aviária e a importância de uma ação conjunta, especialmente em razão da região fazer fronteira com o estado do Espírito Santo, onde já foi detectada a doença em aves migratórias.

“Desde o início desse alerta, o IMA tem visitado propriedades rurais, repassando orientações e divulgando os meios de comunicação em caso de alguma suspeita. Para além disso, estamos buscando consolidar parcerias para que a informação correta chegue à população”, destacou o chefe do escritório seccional do Instituto Mineiro de Agropecuária de Manhumirim, Marcos Nunes de Azevedo.

A reunião contou com representantes dos escritórios do IMA de Carangola e Manhumirim e do escritório da Emater de Manhuaçu.

Comitê de prevenção

Em julho deste ano, o Governo de Minas criou oficialmente o Comitê Extraordinário de Prevenção e Enfrentamento à Influenza Aviária de Alta Patogenicidade. O intuito principal da formação do comitê é padronizar e ampliar as ações de prevenção à doença em Minas Gerais.

No território da Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu, formado por 11 municípios da microrregião de Saúde de Carangola, e 23 municípios da microrregião de Saúde de Manhuaçu, nenhum caso suspeito foi notificado. Porém, a preocupação existe, em razão de a região estar na rota de diversas aves migratórias que frequentam estados onde o vírus já foi detectado.

Texto e fotos: Antonio Rodrigues Nogueira 
Assessor de Comunicação / Imprensa / Mobilização da SRS Manhuaçu  

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *