Programa “Manhuaçu Educa e Cuida Mais” é lançado pela município

educaminas2 educaminas3
<
>

Unir forças e melhorar o desempenho educacional de alunos da rede municipal de ensino, esse é o objetivo do programa “Manhuaçu Educa e Cuida Mais”, da Secretaria Municipal de Manhuaçu, lançado nesta quinta-feira (03) no salão do Sicoob, no centro da cidade. A cerimônia contou com a presença da Prefeita Imaculada, do secretário da pasta Eduardo Portilho, das coordenadoras do programa Soraia Cicarini e Joana Farrath, demais secretários municipais, vereadores, corpo pedagógico e coordenadores das creches e escolas municipais.

O Projeto Manhuaçu Educa e Cuida Mais: Ação Multiprofissional de Atendimento Integrado, será uma ação conjunta e co-participativa de pedagogos, professores, psicólogos e assistentes sociais, que auxiliarão os professores no enfrentamento de questões que resultam na dificuldade de aprendizagem e a exclusão dos alunos, envolvendo a escola e a família. Inicialmente serão atendidas duas instituições, a Escola Municipal São Vicente de Paulo (CAIC) e a Escola Municipal de Vilanova, que juntas somam mais de 900 alunos.

A Prefeita Imaculada em sua fala, destacou que esse era um projeto de campanha e que agora está se tornando realidade graças ao empenho da equipe da Secretaria de Educação. “Nós sabemos que precisamos envolver as famílias nesse processo da educação, fazer com que todos trabalhem juntos em prol de melhorar o nosso ensino, a aprendizagem dos nossos alunos. As dificuldades desse aluno podem ser por ter um problema em casa, com os pais, e agora nós iremos ir atrás e tentar ajudar, fazer com que esse aluno não abandone a escola. Quero agradecer a equipe que conseguiu traduzir esse meu desejo nesse projeto. Estão de parabéns!”

Para Eduardo Portilho, secretário de educação, este é apenas o começo de um grande desafio. “Nós temos um trabalho árduo pela frente, que é conhecer estes alunos, as suas famílias e ajudá-los. Este projeto que veio da campanha da Prefeita Imaculada, era para ter sido implementado já no começo do governo, mas veio no tempo certo, pois foi construído de forma clara e objetiva, para assim atender os anseios da comunidade escolar. Não será um trabalho fácil, muitas vezes será necessário trabalhar os finais de semana, mas tenho a certeza que ao final iremos colher bons frutos”.

O programa

Uma das coordenadoras do programa, detalha que as duas escolas que serão atendidas serão avaliadas por uma equipe multiprofissional. “A equipe multiprofissional fará os estudos necessários na escola e será montado um plano de ação para intervenção interdisciplinar. A partir dos estudos de casos individuais, vamos buscar estabelecer parcerias com outros profissionais, como na saúde, na assistência social e demais segmentos de apoio”, explica Soraia Cicarini.

Ela ainda conta que o programa também irá atuar na implementação do Compromisso pela Criança Alfabetizada, do Governo Federal. “Contaremos também com uma equipe de 02 pedagogas e 05 professoras para reforço escolar, para alfabetização do segundo segmento, do 4º e 5º ano, onde vamos executar um plano de ação para esse atendimento direcionado”.

A sede do programa está localizada na Rua Frederico Dolabela nº 606, Centro.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *