Papa Francisco retoma o trabalho no hospital após cirurgia no intestino

O papa Francisco, de 86 anos, retomou o trabalho no hospital Gemelli, em Roma, onde continua em convalescença por vários dias após uma operação abdominal — anunciou o Vaticano nesta sexta-feira (9). “Depois do café da manhã, sua santidade voltou a se mover, mas passou a maior parte da manhã em uma poltrona. Isso lhe permitiu ler os jornais e retomar o trabalho”, disse o diretor do serviço de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, em um comunicado emitido ao meio-dia.

“A equipe médica relata que o quadro clínico está melhorando progressivamente e que a evolução pós-operatória é considerada normal”, acrescentou. Francisco deveria passar vários dias internado no décimo andar da Policlínica Gemelli, conhecido como o “hospital dos papas”, no mesmo quarto ocupado por João Paulo II em inúmeras ocasiões. O Vaticano informou que todas as suas audiências foram canceladas até 18 de junho.

O papa tem um longo histórico médico. Aos 21 anos, sofreu uma pleurisia, doença grave que levou à retirada parcial de um pulmão, além de problemas no joelho e no quadril.  Em várias ocasiões, reduziu suas obrigações, devido ao seu estado de saúde, o que alimenta incertezas e especulações. No final de março, o pontífice foi internado no hospital Gemelli por causa de uma infecção respiratória que o obrigou a tomar antibióticos por três dias. (AFP)

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *