PC prende estelionatário que se passava por empresário de Matipó no Instagram

Polícia Civil prende estelionatário em Raul Soares que se utilizava de perfil falso no instagram para se passar por empresário de Matipó

A Polícia Civil de Minas Gerais, através dos Policiais da 31ª DPC/Abre Campo, realizaram investigação de estelionato virtual, cuja vítima seria um empresário da cidade de Matipó.

O investigado teria criado um perfil falso junto ao INSTAGRAM no dia 06/08/2022, se passando pelo empresário, utilizando fotos pessoais, familiares e profissionais do empresário para convencer as pessoas que acessassem o perfil que se tratava realmente do empresário, e com isso o mesmo tentava cooptar pessoas a participar de investimentos que o empresário presidia em Matipó. Uma destas investidas do golpista tentou convencer uma mulher a fazer transferência PIX como pagamento de mensalidade para um estudante retornar os estudos na faculdade.

O golpista anunciava promoção de um dos estabelecimento comercial do empresário no perfil falso no INSTAGRAM, onde havia um link, no que seria uma suposta armadilha para as pessoas que clicassem no link e tivessem suas redes sociais hackeadas.

Havia grande risco do perfil falso causar um prejuízo as pessoas que estavam convencidas que conversavam com o empresário.

Os trabalhos investigativos conseguiram identificar como o golpista utilizava o perfil falso e com isso chegaram na sua identificação, sendo sua prisão preventiva representada, tendo o Ministério Público manifestado a favor e o Poder Judiciário decretado a custódia do investigado.

Vale ainda dizer que o investigado, ora preso, já foi investigado por crimes similares pela Polícia Federal e pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. O investigado Já foi preso em 2016 por crime de extorsão e estelionato no Rio de Janeiro de crime digital. Em 2020 foi preso em investigação da Polícia Federal quando chantageou uma mulher de Roraima a depositar dinheiro em sua conta bancária caso contrário divulgaria fotos íntimas da mulher. Crime digital, vítima do Estado de Roraima.

Policiais Civis das Delegacia de Abre Campo, Matipó e Raul Soares, realizaram a prisão do investigado, sendo apreendido materiais de interesse da investigação.

A investigação tramita na 31ª DPC/Abre Campo com a supervisão da 6ª DRPC/Manhuaçu

Informações Polícia Civil

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *