Aumentam as notificações de arboviroses (dengue e outras) em Manhuaçu

dengue2 dengue3
<
>

As notificações de casos de arboviroses não param de crescer em Manhuaçu, de janeiro até o dia 15 de março de 2023, já foram registradas 374, número esse que tende a subir caso a população não faça a sua parte. A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, tem trabalhado incessantemente para reverter essa situação.

As arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos, como no caso da Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. “Nós estamos com três casos suspeitos de chikungunya e um caso de Zika, de dengue, que é em sua grande maioria está sendo diagnosticado por vínculo epidemiológico, que é quando um paciente que apresenta os sintomas característicos da dengue e ele está numa área que eu já tenho outros casos confirmados, ele é considerado um caso positivo”, detalha Emilce Estanislau Muniz, coordenadora da Vigilância Ambiental.

Ainda segundo Emilce, todos os bairros e distritos do município possuem casos notificados de dengue. “Estamos recebendo notificações de todos os lugares do município, mas há alguns locais mais comprometidos, como os bairros Santa Terezinha, Sagrada Família e Petrina, e os distritos de Vilanova, Santo Amaro de Minas, Dom Corrêa e Ponte do Silva. Destes locais nós já realizamos UBV (fumacê) nos três bairros citados, além de outros que apresentaram uma elevação do índice de notificação e nos distritos de Vilanova e Ponte do Silva. Neste sábado iremos para Santo Amaro”.

O município se encontra no nível médio de casos notificados, conforme os cálculos realizados em relação à população. “Acreditamos, que infelizmente, vai chegar no ponto que a gente tenha que aplicar inseticida em quase toda a cidade, mas pelo número de casos que nós temos notificados, ainda não é o caso de se pedir força tarefa do estado e nem a aplicação do UBV pesado. Ainda está sob controle, diferente de outros municípios na nossa região, que está com incidência muito mais alta”, explica a coordenadora.

No entanto, para que isso não aconteça é necessário que a população elimine os criadouros do mosquito, somando forças com o poder público, finaliza Emilce. “A equipe está se desdobrando exatamente para poder dar conta do recado, mas o nosso trabalho só vai ser totalmente eficiente e eficaz com a participação da população. A aplicação do inseticida mata o mosquito adulto, ele não vai eliminar o ovo, a larva que está no criadouro. Então as pessoas têm que nos ajudar, colaborar com nosso trabalho, com os nossos agentes de campo, fazendo a vistoria. O próximo final de semana tá chegando, tirem um tempo desse final de semana, que seja 15 minutos ou meia hora, para vistoriar em sua casa por locais onde esteja acumulando água, porque os principais criadouros estão dentro das casas. Sem a colaboração da população, nós vamos perder essa guerra contra o Aedes”.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *