Pianista manhuaçuense Rafael Ruiz se apresenta em Timóteo

O premiado pianista Rafael Ruiz se apresenta em recital único nesta sexta-feira, 21/10, no Hotel Dom Henrique, em Timóteo, com  obras de Chopin, Beethoven, Rachmanninoff e Villa-Lobos. Esta é a segunda vez que ele se apresenta em Timóteo, no Dom Henrique Cultural, na nossa programação de piano erudito.

Rafael Ruiz tem se estabelecido como “uma das grandes revelações da música erudita brasileira”. Ele é conhecido por suas apresentações e transmissões ao vivo pelas rádios MEC FM e Antena 2 (Portugal), além de gravações para programas de televisão, tendo se apresentado em recitais no Reino Unido, Itália, França, Áustria e Portugal. Como solista, atuou com orquestras no Brasil e no exterior, dentre as quais se destacam a orquestras sinfônicas Brasileira e de Minas Gerais; a St. John’s Chamber Orchestra, Stockport Symphony Orchestra e Royal College of Music Ensemble.

Rafael Ruiz foi o vencedor do prêmio especial “Hors Concours” do XXV Concurso Nacional de Piano Souza Lima e é detentor de diversas outras premiações, dentre as quais se destacam o “Prêmio Antena 2”, na XXII Semana Internacional de Piano de Óbidos, em Portugal, e o 1º lugar no I Concurso Nacional de Piano da UFRJ.

Além dessas premiações, ele recebeu da Associated Board of the Royal Schools of Music um dos mais prestigiosos prêmios concedidos a alunos ingressantes na prestigiada instituição britânica, após concluir com distinção o Master of Music in Performance. Ele também foi agraciado com o David Young Piano Prize e o Margaret Mount Scholarship, tendo obtido o Artist Diploma sob a orientação dos professores Ian Jones, Dmitri Alexeev e Sofya Gulyak. Graduou-se Magna cum Laude Bacharel em Música pela UFRJ na classe do professor Luiz Senise. Participou de importantes festivais de música e de masterclasses ministradas por pianistas como Paul Badura-Skoda, Boris Berman, Nikolai Lugansky e Josep Colom.
Rafael Ruiz é de Manhuaçu e tem mostrado seu talento musical clássico mundo afora. Parabéns!

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *