Energisa dá dicas simples para economizar energia o ano todo

A Primavera, que começa nesta quinta-feira, dia 22/09, e segue até 21 de dezembro, é o período conhecido como a estação das flores, transição entre o inverno e o verão, e também marca o início da estação chuvosa em grande parte do Brasil.

Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT/INPE), estão previstas para este mês de setembro duas frentes frias que podem provocar chuva na região, uma entre esta quinta (22) e sexta-feira (23) e outra na semana seguinte, em meados de quarta (28) a quinta-feira (29). “Para este ano, a previsão é de que o volume de chuvas fique acima da média climatológica do período, entre outubro e dezembro. Com maior cobertura de nuvens na região, as temperaturas devem cair. Além disso, a região Sudeste está sob a influência do fenômeno La Niña sobre o Oceano Pacífico Equatorial, o que também tende a favorecer que as temperaturas fiquem amenas”, explica Ana Paula Paes, meteorologista ELAT/INPE.

Mas seja qual estação for, economizar energia é um assunto que já faz parte da rotina de muitas pessoas. Alguns equipamentos como chuveiro, aquecedor, geladeira e ferro de passar favorecem o aumento no consumo de energia. Porém, o gasto, na maioria das vezes, está atrelado aos hábitos das pessoas. Para ajudar na tarefa de usar a energia elétrica de maneira consciente, a Energisa dá algumas orientações:

Ao passar roupas, junte muitas peças para passá-las de uma vez só;

Desligue os eletrodomésticos quando não estiver em uso;

Posicione a mesa de trabalho de forma a aproveitar a luz natural;

Tire da tomada os aparelhos que já carregaram a bateria. Além de danificar o aparelho, deixá-lo conectado gera um consumo de energia desnecessário;

Utilize a iluminação natural e prefira as lâmpadas Led, que são mais econômicas;

Evite deixar os equipamentos em stand-by. A luz vermelha, quando acesa, indica que o aparelho continua conectado, consumindo energia;

Utilize o chuveiro no modo Verão e evite banhos demorados. O chuveiro é responsável por cerca de 25% do consumo de uma residência. A opção ‘Verão’ consome 30% menos que a ‘Inverno’;

Desligue o chuveiro quando estiver se ensaboando;

Só deixe a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário e regule a temperatura interna de acordo com o manual de instruções;

A temperatura indicada para uso do ar-condicionado é de 23º. Na hora de dormir, use a função sleep para evitar o desperdício e mantenha o aparelho limpo para o melhor funcionamento.

Entenda a conta de energia

Entender a composição da fatura de energia é uma das principais dicas para acompanhar o consumo, identificar gastos extras no dia a dia e adotar práticas para economizar.

 “Quando a conta chega ao consumidor em uma fatura única, muitas vezes ele não percebe que já estão somados outros valores que compõem a tarifa como encargos e impostos e os custos com as geradoras e transmissoras de energia, além da contribuição de iluminação pública. Esses valores são arrecadados pela distribuidora, por meio da conta de energia, e repassados diretamente às empresas responsáveis por cada uma dessas fases do processo produtivo da energia”, esclarece Luciano Lima, gerente de Serviços Comerciais da Energisa.

Outro ponto relevante são os dados sobre o consumo mensal e diário. Essas informações possibilitam que o cliente faça um comparativo da média de energia consumida em relação aos últimos 12 meses e verifique se está utilizando mais ou menos energia no dia a dia. “Só de ler o consumo em quilowatts e comparar com os meses anteriores o cliente já consegue analisar seu consumo e pode reavaliar os hábitos diários em busca de uso consciente e economia. Mas é importante analisar também a quantidade de dias faturados, pois o período de leitura pode variar entre 27 e 33 dias. Essa informação também está disponível na conta”, explica Lima.

Assessoria de Imprensa Energisa

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *