Educação investe em amplificadores de voz para professores

Cuidar da saúde vocal dos professores para a manutenção da qualidade do ensino público mineiro é também uma das ações constantes do Governo de Minas. Em 2021, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) investiu mais de R$ 2,37 milhões na compra de equipamentos amplificadores de voz para aproximadamente 850 escolas da rede estadual de ensino. Neste ano, serão destinados mais R$ 2,9 milhões para atender 2.463 unidades de ensino. Além dos amplificadores, as escolas também receberam uma cartilha com orientações sobre o uso correto do aparelho.

A iniciativa faz parte das diretrizes previstas pelo Programa Saúde Vocal dos Professores, desenvolvido pela equipe de fonoaudiologia da Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional (SCPMSO) da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag/MG). A ação já está em andamento em diversas escolas das 47 Superintendências Regionais de Ensino do estado, conforme recomendação do órgão.

O programa, previsto na Resolução Seplag nº 27, de junho de 2016, foi criado para orientar e conscientizar os professores estaduais quanto ao uso profissional e adequado da voz. A metodologia prevê também a capacitação dos educadores por meio do “Curso de Saúde Vocal do Professor”, oferecido pela Escola de Formação da SEE/MG.

Informações Agência Minas

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *