2ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Manhuaçu é neste sábado 

A Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realiza neste sábado (09/04) a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental, no Anfiteatro da Câmara Municipal de Manhuaçu, das 12 às 18 horas. Este evento faz parte da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental que propõe como tema “A política de saúde mental como direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Durante o mês de março aconteceram as pré-conferências dentro dos Conselhos de Unidade de Saúde (COUS) nas Unidades de Saúde, seguindo o eixo condutor da 5ª Conferência Nacional, que é “Fortalecer e garantir políticas públicas: O SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos direitos humanos”.

Também aconteceram pré-conferências para os demais trabalhadores de saúde e para as outras representações do governo no Conselho Municipal de Saúde. Nestes encontros foram eleitos delegados, que participarão da 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental.

A partir da sensibilização para o cuidado em liberdade, que desautoriza cuidados em instituições asilares, dentro de uma rede de atenção psicossocial onde todos, dentro e fora da “saúde” estão relacionados ao adoecimento psíquico e fundamentados nos princípios do SUS, propostas que norteiam a política de saúde mental municipal estão surgindo nestas reuniões e serão votadas na conferência municipal.

A amplitude e complexidade das questões de saúde mental exige o comprometimento de todos. Participe!

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *