Aumentos dos casos suspeitos de Dengue preocupam em Manhuaçu

O mês de fevereiro ainda não terminou e o número de notificações recebidas pela Secretaria de Saúde de Manhuaçu já é preocupante. Até esta quinta-feira (10/02), desde o começo do ano já foram identificados 18 casos suspeitos sendo 03 já com resultado positivo. No período de janeiro a fevereiro de 2021 foram notificados 17 casos suspeitos, sendo apenas 2 com resultados positivos.

A Coordenadora da Vigilância Ambiental de Manhuaçu, Emilce Estanislau Muniz, ressalta que além do trabalho realizado pelos agentes de endemias, ações pontuais também estão sendo executadas. “Foram realizados ciclos de aplicação de inseticidas em sistema de UBV portátil nas áreas do Centro da cidade e no distrito de Vilanova. Nós também atuamos junto com as referências técnicas do município e elaboramos um protocolo de atendimento e acompanhamento dos casos suspeitos e/ou confirmados da doença, para que todas as Unidades de Saúde estejam alertas aos casos suspeitos, que por ventura se apresentem, para que as medidas de controle sejam tomadas em tempo hábil para conter o avanço da doença. Além de palestras, que têm sido realizadas nas Unidades de Saúde, orientando e alertando os usuários”.

A participação da população é fundamental para que não ocorra uma epidemia da doença, destaca Emilce. “É muito importante a participação da população nas ações diárias de eliminação dos possíveis focos do Aedes aegypti, para que a infestação do mosquito não se eleve e aumente o risco da disseminação das doenças provocadas por ele, como a que já conhecemos que é a dengue, além da zika e chikungunya. Nós já estamos com o sistema de saúde sobrecarregado por conta da Covid-19 e agora por causa de casos de síndrome gripal. As doenças causadas pelo Aedes são evitáveis, desde que cada um faça sua parte e não deixe o mosquito se proliferar”.

Aumento na Infestação

O LIRAa (Levantamentos Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) do mês de janeiro de 2022 registrou um índice de 6,6%, muito acima do que é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O número coloca o município de Manhuaçu em um grau de alto risco para epidemias causadas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.

Os locais mais comuns onde foram encontrados larvas do mosquito foram caixas d’água, lixo, vasos de plantas, bebedouros de animais e em recipientes de degelo das geladeiras.

Por isso vale relembrar os cuidados que devemos ter para combater o mosquito.

– Tampe os tonéis e caixas d’água;
– Mantenha as calhas sempre limpas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Mantenha lixeiras bem tampadas;
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
– Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
– Limpe ralos e canaletas externas;
– Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
– Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
– Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *