Após reunião de comitê da Covid-19 volta às aulas presenciais está mantida

Foto: Prefeitura de Manhuaçu

Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid-19 de Manhuaçu se reúne para deliberações
Na manhã desta quinta-feira (03/02) o Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid-19 se reuniu para avaliação do cenário epidemiológico. A reunião foi por meio de plataforma digital.

Durante a reunião foi apresentado o cenário epidemiológico do município referente ao mês de janeiro, onde 472 casos de Covid-19 foram confirmados, gerando um coeficiente de incidência de 5.1 por mil habitantes. Foram confirmados 05 óbitos causados pela doença durante o mês, totalizando 225 mortes desde o início da pandemia.

Em comparação a janeiro de 2021, quando foram confirmados 979 casos da doença e 46 óbitos, a equipe técnica da Secretaria de Saúde avaliou que a vacinação tem sido primordial na diminuição das mortes e dos casos. “Mesmo com a diminuição das mortes e dos casos, nós estamos assustados por causa do número de casos positivos neste último mês. Estávamos chegando a uma estabilidade no mês de dezembro, graças ao processo de vacinação, mas agora devido as festas do fim de ano, as férias, estamos vivendo uma nova onda da doença”, comentou a Secretária de Saúde Ana Lígia de Assis Garcia.

Pautas

Mesmo diante deste cenário, o Comitê decidiu não se opor à volta às aulas no município, seguindo em conjunto com o Governo do Estado, que também não deliberou contra o retorno. Foi ressaltado que a Secretaria Municipal de Saúde irá monitorar as escolas e que poderá determinar quarentenas de turmas de aula ou até da escola inteira caso aconteçam surtos da doença.

Outra pauta discutida foi a manutenção da proibição de eventos em vias públicas, conforme o Decreto nº 201/2021 da Prefeitura de Manhuaçu. Já os eventos privados em locais fechados, permitidos pela Onda Verde do Minas Consciente, na qual o município está incluso, deverão exigir a apresentação de passaporte da vacina com duas doses pelo menos.

As medidas serão publicadas por meio de resolução do comitê e poderão ser revistas a qualquer momento conforme o cenário epidemiológico.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *