Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora elegerão novo Superior Geral

Foto: Revista O Lutador

Na segunda-feira, 18/10, os Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora deram início à Assembleia na qual elegerá o Superior Geral e seus Conselheiros para o próximo quadriênio (2022-2025). O encontro aconteceu em Manhumirim-MG, berço da Congregação.

Sob o tema “Em tempos de novos desafios, firmar-se na Vida Religiosa Consagrada Sacramentina” e lema “Vinho novo em odres novos”, o Capítulo Geral terá a assessoria do Padre João Carlos Almeida, sacerdote da Congregação do Sagrado Coração de Jesus.

Ao longo de toda a semana, serão palestras, momentos de oração, reflexão e estudo, antes da eleição que acontece na quinta-feira.

Pe. Joãozinho, como é conhecido, fala sobre o início do Capítulo Geral. “A palavra capítulo significa cabeça. É colocar a cabeça no lugar. De quatro em quatro anos é preciso fazer uma parada, repensar os caminhos, o que se fez, o que se fará e programar. Um Capítulo dos Sacramentinos é dividido em três momentos: o primeiro é um momento de oração para escutar Deus falar o que ele realmente quer da Congregação para os próximos quatro anos. O segundo momento é de programar, depois de escutar Deus é bom a gente perguntar quais as diretrizes, os caminhos pros próximos quatro anos. Depois vem um momento mais concreto, a eleição, o terceiro momento, que é um conclave. Os capitulares se enclausuram para definir quem será o Superior Geral e os conselheiros para os próximos quatro anos”, explica.

Ele destaca a palavra que move este momento. “Firmeza. O que eles discerniram ao longo de um ano preparando este Capítulo é a importância de firmar-se. Nós vivemos tempos líquidos, em que tudo muda a todo tempo. Vivemos esse dilúvio de opinião, eu acho, eu penso e uma Congregação precisa de um porto seguro. Uma âncora para sentir-se e continuar de maneira muito firme”, pontua.

O Capítulo acontece durante toda a semana, com a votação marcada para quinta-feira, 21, e a apresentação do novo governo no mesmo dia.

João Vitor Nunes/Tribuna do Leste

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *