Conselho escolhe comissão e tema para a 12ª Conferência Municipal de Saúde

Em reunião na noite desta quarta-feira (25) no Auditório do SUS, o Conselho Municipal de Saúde escolheu e aprovou o tema da 12ª Conferência Municipal de Saúde de Manhuaçu. A Conferência está prevista para ocorrer em 21 de novembro.

Em 2021 o Conselho completa 30 anos de participação ativa nas políticas públicas em saúde de Manhuaçu, sendo aprovado o seguinte tema: “30 anos de participação social na saúde em Manhuaçu: Conquistas, limites e possibilidades”. O Conselho também escolheu a Comissão Organizadora da Conferência, sendo composta pelos membros Elizabeth Malta Marçal, Eliane Silva Santos Rosa, Jadir Nunes do Carmo e Vanderson Alves Ferreira.

Outros assuntos
Na reunião também foram tratados outros assuntos como a Campanha da Vacinação Antirrábica, reestruturação dos ESF’s e esclarecimentos sobre o SAMU.

A coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau Muniz, divulgou para os conselheiros sobre a vacinação contra a raiva para gatos e cachorros do município. A campanha será de 30 de agosto a 09 de outubro, sendo que na zona rural a vacinação será casa a casa e nas sedes dos distritos haverá dias D de Vacinação, sempre aos sábados.

A coordenadora também falou sobre a Clínica Veterinária Municipal, que já prestou mais 1.000 atendimentos neste um ano de funcionamento. Emilce também relatou sobre as castrações que aconteceram por meio de convênio com a SUPA (Sociedade Ubaense de Proteção aos Animais), que trouxe o castramóvel para Manhuaçu, realizando mais de 1.000 castrações. “Em breve a Clínica contará com uma sala de cirurgia e laboratório citopatológico, graças a uma emenda parlamentar que o município recebeu. Já recebemos autorização do CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) e já encaminhamos os pedidos para licitação dos equipamentos. Esperamos que sejam montados ainda este ano”, disse Emilce.

O conselheiro Jadir Nunes, questionou se a destinação da emenda parlamentar não deveria ter passado pelo conselho, sendo respondido pela coordenadora que a emenda não foi para o fundo municipal de saúde e que já veio destinada a ser usada na causa animal. A vice-presidente Zandra Rocha destacou que o município teve um grande ganho com a clínica.

Também na reunião a Coordenadora da Atenção Básica à Saúde, Sandra Barbosa, comunicou aos conselheiros que os atendimentos dos ESF’s passarão por uma reestruturação. “Durante a pandemia muitas pessoas por medo de sair de casa, de ir até o posto de saúde, como os diabéticos, pararam de fazer o acompanhamento que é necessário. Pensando nisso, a partir de setembro os postos de saúde retomarão com os agendamentos, nós precisamos que os hipertensos, os diabéticos e outros que precisam ser acompanhados de perto, retornem para o posto de saúde”.

O coordenador da Saúde Bucal, Lucas Dornelas também falou na reunião sobre o retorno dos atendimentos nos postos. “A nossa área foi a mais afetada durante toda a pandemia, só estávamos fazendo atendimentos de emergência, mas como Manhuaçu avançou muito na vacinação, resolvemos voltar com os atendimentos de rotina nos postos. Nem todos os postos possuem gabinete dentário, então estes estão sendo remanejados para postos de saúde mais próximos, como por exemplo os atendimentos de dentista que os pacientes do ESF do Lajinha precisam, estão sendo atendidos no Santa Luzia. Todos os agentes, enfermeiros e dentistas sabem desse entendimento”, explicou Lucas.

Os conselheiros elogiaram os profissionais dos ESF’s, ressaltaram que eles é que estão sendo o socorro e retaguarda durante a pandemia e pediram que seja feito uma homenagem e agradecimento a todos eles.

Outro assunto que também foi tratado na reunião foi a instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU, em Manhuaçu. A Secretária Adjunta de Saúde, Cláudia Leitão, explicou aos conselheiros que o município ainda está no processo de implantação do serviço. “Nós ouvimos falar que o SAMU vem para Manhuaçu há muito tempo, e agora o estado de Minas resolveu implantar o SAMU na nossa macrorregião. Fomos meio que pegos de surpresa e tudo está acontecendo muito rápido, mas vai reestruturar a Saúde de Manhuaçu e também da microrregião. O nosso atendimento de urgência e emergência, com o que está sendo proposto, vai melhorar em muito, é um sonho de muitos anos”. Cláudia ainda disse que o assunto será levado ao conselho para conhecimento de todos, após a Secretaria de Saúde tomar ciência de todos os processos de implantação.

Informações Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *