Vacinação contra a Influenza em Manhuaçu está prorrogada

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza deste ano termina hoje, sexta-feira (09), mas em Manhuaçu ela será prorrogada, devido ao não cumprimento da meta de vacinação dos grupos prioritários.

A Coordenadora da Vigilância em Saúde, Maria Cristina Caldeira Duarte, explica que neste momento não será possível estender a vacinação para a população em geral. “Mesmo que tenha sido divulgado na imprensa a nível nacional, o mesmo documento do Ministério da Saúde pede que os municípios devem adotar medidas para atingir a meta de 90% de cobertura em cada grupo prioritário. Em todos os grupos estamos abaixo dessa meta, por isso estendemos a campanha a nível municipal e pedimos que se você pertence a algum destes grupos e ainda não tenha se vacinado, procure o mais rápido uma unidade de saúde”.

Essa baixa procura pela vacina é por conta da vacinação contra a Covid-19 estar ocorrendo ao mesmo tempo, mas o vírus da gripe também pode causar complicações, explica a Coordenadora. “A prioridade foi dada para a vacinação contra a Covid-19, mas após 14 dias em que que a pessoa recebeu a vacina contra a Covid, ela pode receber a vacina contra a influenza. A gripe também pode causar complicações e até morte, principalmente em idosos, então não podemos nos descuidar e ter uma epidemia de gripe dentro de uma pandemia, igual está ocorrendo”.

A abertura da vacinação para pessoas fora dos grupos prioritários é uma realidade, mas que também não será possível atender totalmente a população. “A vacinação de pessoas fora destes grupos prioritários não está descartada. Quando isso acontecer, será para não perdermos a vacina e limitado ao quantitativo que o município já recebeu, ou seja, ocorrerá a vacinação contra a influenza enquanto durar o estoque. Acabando as doses, acaba a vacinação e após isso só na próxima campanha, que é em 2022”, explica Maria Cristina.

Informações Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *