Banco de Alimentos de Manhuaçu distribui produtos adquiridos por Programa de Aquisição

09-03-bancoalimentos1 09-03-bancoalimentos2
<
>

O Banco de Alimentos de Manhuaçu, gerido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, fez na segunda-feira (08/03) a primeira distribuição do ano de produtos adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos. Ao todo, foram adquiridos de produtores da agricultura familiar mais de duas toneladas de alimentos distribuídos para diversas entidades filantrópicas do município.

O secretário de Agricultura, Indústria e Comércio Sandro Tavares explica que esses programas de aquisição contribuem muito para todo o município: “você aumenta a renda dos pequenos agricultores, melhora a qualidade de vida e a economia circula em todo o município. Nesse sentido, é a preocupação desta gestão, da prefeita Maria Imaculada Dutra, de dar total apoio à agricultura familiar do município.”

A aquisição é feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que repassa para o Banco de Alimentos do município que faz essa distribuição. Todos os produtores são cadastrados pela Emater, e após a liberação da Conab, o Banco de Alimentos. Essa aquisição é importante pois fortalece a agricultura familiar no município, como explica Thiago Braga, técnico da Emater, que realiza os cadastros dos produtores: “é uma renda independente, uma garantia para que o produtor da agricultura familiar têm que vai conseguir colocar seus produtos no mercado”.

É nesse sentido também que Marilza Damasio, produtora rural há 50 anos no Córrego do Gavião, distrito de Dom Corrêa, entende como importante esse tipo de projeto, como conta: “A luta que a gente tem aqui na roça, é muito importante esse tipo de projeto. A gente fica tão alegre que anima a plantar mais, eu já mexo com a feira, e é um complemento muito importante. É a valorização do nosso trabalho no meio rural”. Marilza também reforça que essa aquisição é uma forma de empoderamento para as mulheres rurais “Pra nós mulheres, muitas vezes ficamos meio perdidas na roça, então é uma forma de empoderamento, é satisfatório para entregar um alimento destinado à quem precisa e um complemento na renda maravilhoso”.

Os produtos entregues para as entidades fazem a diferença na alimentação de quem é beneficiado, como conta Jane Medeiros, coordenadora da Darei, uma das entidades beneficiadas com as doações: “Até por conta do desenvolvimento das crianças, esses produtos do Banco de Alimentos são excelentes, por chegarem frescos, são alimentos muito bons para conservarmos”.

A aquisição e distribuição dos alimentos está programada para ocorrer quinzenalmente, para evitar o desperdício dos produtos. Para participar do Programa de Aquisição de Alimentos, os produtores devem procurar a Emater, que faz os cadastros. Para receber os alimentos, as entidades devem procurar a Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio para se cadastrarem.

Informações Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *