Tático Móvel da PM apresenta balanço de 2020

A 273ª Companhia Tático Móvel tem por missão realizar o recobrimento ao policiamento ordinário nos 23 municípios que integram a área do 11º Batalhão, atuando prioritariamente em eventos de natureza complexa, em ações de repressão ao crime violento e ao tráfico ilícito de drogas.

Por meio dos serviços TÁTICO MOVEL, GEPMOR (grupo que atua em motocicletas) e das RONDAS OSTENSIVAS COM CÃES (ROCCA), a companhia teve papel relevante na redução dos indicadores de violência e no desempenho positivo dos indicadores de segurança pública pactuados pelo 11º Batalhão.

Os dados abaixo se referem as ações em que houve atuação da 273º Companhia Tático Móvel no período de janeiro a dezembro de 2020:

OPERAÇÕES POLICIAIS REPRESSIVAS

São ações realizadas pelas equipes que integram a Companhia Tático Móvel caracterizadas por realizações de abordagens a indivíduos em atitude suspeita, abordagens veiculares, incursões em áreas identificadas pela análise e pelo mapeamento cientifico como de alta incidência criminal ou como ponto de vendas de drogas.

Em 2020 foram 576 operações com índice de efetividade de 87%, ou seja, em 502 ações houve resultados com apreensões de armas, drogas ou prisões de autores de crimes.

AVERIGUAÇÃO DE DENÚNCIAS

Uma das atividades também desempenhadas pela Companhia Tático Móvel são as averiguações de denúncias aportadas por meio do Disque Denúncia 181. No ano 2020 foram 167 denúncias averiguadas, das quais 113 resultaram em prisões ou apreensões, uma efetividade 68%.

PRISÕES DE AUTORES DE CRIMES VIOLENTOS E DE FORAGIDOS DA JUSTIÇA
Como forma de garantir a aplicação da lei e de buscar a redução criminal por meio da desmotivação da continuidade delitiva, outro foco das ações são as prisões em flagrante de autores de crimes violentos, que em 2020 somaram o total de 115 prisões, além do cumprimento de mandados de prisão expedidos pela Justiça que em 2020 somaram o total de 77 capturas.

ARMAS DE FOGO

Retirar armas de fogo irregulares de circulação também é uma estratégia utilizada para redução do crime violento, haja vista ser um dos meios mais utilizados para práticas de roubos e homicídios. Em 2020, foram 133 armas de fogo apreendidas pela Companhia Tático Móvel, um aumento de 23% em relação ao ano 2019.

REPRESSÃO AO TRÁFICO ILÍCITO DE DROGAS

O combate ao tráfico de drogas é uma atividade diária e também objetiva enfraquecer as organizações criminosas e reduzir o crime violento, cuja relação esteja ligada a mercancia ilegal de drogas. As ações de combate são potencializadas por meio da suplementação com cães farejadores, trazendo maior efetividade nas ações de buscas por drogas e armas de fogo. Em 2020 foram 315 intervenções policiais de combate ao tráfico ilícito de drogas, o que representa um aumento de 41% em relação ao ano anterior.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *