Qualidade de vida e saúde

Vida saudável é algo que se constrói ao longo do tempo e todos querem uma vida longa com saúde e por esse motivo as pessoas estão em busca da melhoria de seu estilo de vida e da mudança de hábitos, pela promoção da saúde e qualidade de vida.

A Constituição de 1981 (art. 196) define que “A Saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas.” A qualidade de vida resulta em amplas concepções políticas – do saneamento, habitação, educação e cultura e até a geração de renda e emprego.

A conquista da longevidade saudável resulta da soma de fatores importantes como a herança genética, uma infância bem cuidada, viver em um ambiente acolhedor, estável e seguro, praticar atividade física e intelectual, o autoconhecimento como ponto de partida para o alcance do equilíbrio físico e emocional e, acima de tudo, ter um projeto de vida.

Sabe-se que é difícil mudar de repente um estilo de vida, mas para isso é preciso querer mudar, ter persistência, disciplina e muita determinação, o autoconhecimento pode permitir perceber nossas limitações e potencialidades e, muitas vezes, superar seus limites, mas tem que ser uma busca constante.

Pois Qualidade de Vida e Saúde está diretamente ligada, podemos dizer que saúde é o principal elemento para uma vida plena. Afinal não há vida com qualidade, quando não existe saúde.

Campos (2010) conceitua a saúde sendo bastante amplo, pois deve abarcar as diversas dimensões da vida seja a física, mental, social e espiritual, são todas importantes, pois devemos considerar que o ser humano é constituído de corpo, mente e espírito.

Outro fator importante na questão social são as relações familiares onde a convivência harmônica ou conflituosa pode afetar positivamente ou negativamente a saúde e o bem-estar das pessoas. Campos (2010) diz que a saúde nos remete à importância das pessoas na vida de cada um, nos lembrando de que somos seres sociais e que a nossa existência não teria sentido sem a valorização dos laços familiares, da amizade e do ambiente de trabalho.

Os hábitos saudáveis e as boas práticas de saúde resultam no bem-estar e uma vida mais longa, com mais saúde, com uma maior harmonia física, emocional, mental, social, espiritual e profissional, uma busca pela paz.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *