Reunião do Conselho de Saúde: Relatório quadrimestral, Cirurgias eletivas, formação de comissões são temas

conselho1 conselho2 conselho3 conselho4
<
>

Conselheiros de saúde de Manhuaçu estiveram reunidos na noite da quarta-feira, 13/03, para deliberar sobre diversos assuntos ligados à saúde pública do município. Houve participação ativa da plenária nos assuntos pautados. A reunião foi presidida pelo conselheiro Sebastião Adão de Andrade.

Logo no início tomou posse no CMS o conselheiro Geraldo Bento na vaga da conselheira Maria Cupertino, do Distrito de Dom Corrêa. Em seguida o conselheiro Dilson Dias Dutra solicitou um minuto de silêncio pelas vítimas do massacre de Suzano, na Grande São Paulo.

Relatório Quadrimestral

A secretária de Saúde Dra. Karina Gama dos Santos Sales, apresentou aos conselheiros o Relatório do Terceiro Quadrimestre de 2018, onde foram elencados os recursos recebidos pela secretaria de saúde e seus respectivos investimentos. Numa demonstração bem elaborada os conselheiros se inteiraram do referido relatório comparado com os quadrimestres anteriores. O mesmo já havia sido apresentado na Câmara de Vereadores como determina a legislação vigente.

Durante a explanação o conselheiro Altamir João, representante do Distrito de São Sebastião do Sacramento, pediu esclarecimentos sobre o número apresentado de mamografias realizadas e sobre a realização de ultrassonografias e exames de próstata, o que foi esclarecido pela secretária de saúde.

Programação Anual de Saúde

Também foi entregue à mesa diretora do Conselho a Programação Anual de Saúde de 2020. Dra. Karina Gama informou aos conselheiros que a mesma está à disposição de todos de forma detalhada no setor de Planejamento da secretaria, onde podem ser obtidos esclarecimentos de dúvidas e também ser apresentadas sugestões. Para tal foi formada uma comissão composta pelos conselheiros Eliane Silva Santos, Dilson Dias Dutra, Milton Filgueiras e Gilerson Henrique Pereira.

Coordenação de Residência Médica

Conselheiros aprovaram alteração no Projeto de Lei 3887, de 27/09/18, para formalização de uma coordenação para Residência Médica da Família, tendo em vista a presença de médicos residentes nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Manhuaçu.

Cirurgias eletivas

A Secretaria de Saúde informou aos conselheiros a realização de 751 cirurgias eletivas no Hospital César Leite (HCL) com recursos da ordem de 1 milhão de reais angariados por meio de Emenda Parlamentar do deputado federal Paulo Abi- Ackel. Dra. Karina Gama agradeceu o hospital pela parceria séria e eficiente que proporcionou esta realização. A relação das cirurgias foi entregue também ao Ministério Público. Em 2019, novas cirurgias eletivas serão feitas em regime de mutirão, acrescentou a secretária.

Comissões do CMS

Está em discussão a reformulação do Regimento Interno do Conselho Municipal de Saúde. Para tal mais dois conselheiros se juntam aos demais que já integravam a comissão responsável. Passam a fazer parte os conselheiros Altamir João e Dra. Karina Gama.

A comissão que trata da CISTT (Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora) também foi tema da reunião. Conheça seus membros: conselheiros Fernando Rocha de Jesus, Jerusa Terezinha Bahia e Quilberson Costa.

Saída de conselheiro

A conselheira Gláucia Rocha protocolou junto à Mesa Diretora do Conselho ofício e documentos que informam que o conselheiro Rodrigo Pereira não reside mais no Bairro Nossa Senhora Aparecida, sendo necessária sua substituição na plenária.

Assessoria de Imprensa do CMS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *