Câncer de pele será tema do Dezembro Laranja

Neste sábado, 1º de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove, em todo país, um dia dedicado ao câncer de pele, inaugurando a 5ª edição do Dezembro Laranja. O mês de conscientização integra a campanha nacional acerca do tema.

Até março de 2019, no período do verão, serão promovidas ainda ações e atividades de informação na internet, ruas, praias e parques. Pessoas reconhecidas em suas áreas de atuação se unirão ao time do movimento, vestindo a cor laranja, ao mesmo tempo em que monumentos pelo país serão iluminados com a tonalidade símbolo da campanha. A sociedade civil também é convocada a participar, usando laços ou fitas laranjas, além de publicar as hashtags #DezembroLaranja e #verãolaranja nas redes sociais.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), entre os tumores malignos registrados no Brasil, 30% correspondem ao câncer de pele – são 180 mil ocorrências anuais. Para 2018 e 2019, são esperados 165.580 mil novos casos do tipo não melanoma, índice que representa uma diminuição de 10 mil episódios com essa característica de um biênio para outro. Um dado inédito é que, comparado ao último levantamento do Inca, o quadro sobre a doença dá conta de que mais homens (85.170 mil), em relação às mulheres (80.410 mil), serão acometidos. “O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre os riscos da exposição solar sem a proteção certa, o que pode levar ao aparecimento desse câncer. O principal intuito é ensinar sobre como evitá-lo, medidas de diagnóstico e acesso às terapias adequadas.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *