Profissionais da Saúde participam de capacitação sobre infecções

capacitação4 capacitação5 capacitação6 capacitação7
<
>

 

A Regional de Saúde de Manhumirim, juntamente com a Coordenação Estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais SES-MG, elaborou em 2017 um Boletim Epidemiológico com a Análise Situacional de Saúde de cada regional de saúde do Estado de Minas Gerais.

Com base nos dados apresentados através do boletim e, no aumento de casos, a Coordenação Estadual promoveu uma capacitação para os profissionais de saúde (epidemiologia e atenção básica). Também foi direcionada aos coordenadores, médicos e enfermeiros que atuam na Atenção Básica e epidemiologia dos municípios da GRS de Manhumirim, além das referências técnicas em ITS/AIDS e Hepatites Virais dos 34 municípios de abrangência da Regional de Saúde. O encontro aconteceu em Manhuaçu e reuniu profissionais da área de saúde de vários municípios.

De acordo com o coordenador de Epidemiologia da GRS de Manhumirim, Ernesto Ferreira Grillo, o objetivo da capacitação foi atualizar os profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária e na Vigilância Epidemiológica dos municípios, quanto aos protocolos vigentes do Ministério da Saúde, aprimoramento das ações e políticas públicas referentes aos agravos do programa IST’s/AIDS e alinhamento do fluxo regional e municipal, visando à redução dos casos de HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais.

As técnicas da Coordenação Estadual de IST/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais, Cecília Helena de Oliveira e Maria de Fátima Nonato destacaram a importância de sensibilizar os municípios sobre a notificação e diagnósticos de novos casos dessas doenças e, o encaminhamento dos pacientes para os centros de tratamento. Ressaltaram também a importância da Atenção Primária nas ações de prevenção de casos positivos de IST/AIDS e a necessidade das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) realizarem os testes rápidos de IST’s e, não somente o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

O evento contou também com a participação do Médico Infectologista do SAE-CTA de Varginha e da SMS – Três Corações, Luiz Carlos Coelho, que abordou para os médicos aspectos clínicos e assistenciais das IST’s, HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais, dentre outras infecções sexualmente transmissíveis. De forma particularizada, abordou cada agravo, as fases, manifestações clínicas, bem como diagnósticos, testes e abordagem.

Assessoria de Comunicação da SMS – Manhuaçu/Fotos: Juliano Estanislau

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *