Febre Amarela: 3,6 milhões de pessoas ainda não se imunizaram. Pocrane e Santana do Manhuaçu preocupam

Seis meses depois de finalizado o maior surto da história, dados sobre a cobertura vacinal ainda estão desatualizados. Informativo divulgado na segunda-feira, 15/01, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) atribui a ocorrência da doença este ano à falta de vacinação. E aponta seis cidades da Zona da Mata, Sul, Noroeste e Centro-Oeste do estado como tendo as menores taxas de imunização do estado, com cobertura inferior a 40%. Os municípios se surpreenderam com os números e relataram índices bem superiores, alguns deles chegando a 100%. A doença tem apresentado letalidade alta no estado: desde dezembro, dos 12 pacientes com diagnóstico positivo, 11 morreram.

A cobertura vacinal média do estado atualmente é de 81%, o que significa 3,6 milhões de pessoas não imunizadas. A corrida agora é para alcançar a meta, de 95%. Das 28 regionais de saúde, 12 têm cobertura vacinal  inferior a 80%. A maioria está localizada próximo a São Paulo que também vive um surto este ano. De acordo com a SES, aquelas com menor taxa são Pouso Alegre, no Sul de Minas (66,6%); São João Del-Rei, no Campo das Vertentes (69,1%); e Ponte Nova, na zona da mata (71%).

Além disso, há 342 municípios mineiros que não atingiram a meta vacinal. Nas contas da secretaria, entre os mais críticos, estariam Bias Fortes (34,5%) e Santana do Manhuaçu (38,6%), na Zona da Mata; Pocrane (37,3%), no Vale do Rio Doce; Aiuruoca (35,8%), no Sul; Santana do Jacaré (36,8%), no Centro-Oeste; e Formoso (39,9%), no Noroeste.

Questionada sobre as incoerências, a SES respondeu, por meio de nota, que a responsabilidade da atualização dos dados é dos municípios. Mas, o único lugar que admite que isso ocorreu foi Bias Fortes, onde, por erro de uma funcionária, os dados não foram atualizados no sistema. Na cidade, a cobertura é de 98%, segundo o prefeito Fabrício Almeida (PP). “Esse erro não devia ter ocorrido, ainda mais no meio de um surto. Eu soube disso na semana passada e chamei a funcionária, que estava de férias, para fazer a atualização”, relata.

Informações Uai.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *