Secretaria Municipal de Saúde participa da Conferência sobre drogas

conferenciaas2 conferenciaas3 conferenciaas4 karina-conferencia1Com a presença de representantes de vários segmentos que trabalham em busca de políticas públicas sobre drogas, a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, realizou na última sexta-feira, 22/09, a IV Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas.

A conferência foi o espaço onde os diversos segmentos participantes puderam opinar com sugestões relevantes, a fim de elaborar diretrizes que vão nortear o trabalho no município. O evento foi aberto a toda população interessada no assunto, que está alarmada com a situação das drogas, que tem levado muitos jovens a um caminho sem volta, e destruído muitas famílias.

Quatro eixos temáticos foram debatidos amplamente. O eixo 1 abordou a educação , a diversidade de idéias e o pluralismo de concepções, que influenciam na abordagem da temática de álcool e outras drogas. Foram propostas sugestões para a criação, e implementação das ações específicas nesta temática no currículo escolar. O eixo 2 destacou as redes sociais e mídia, bem como a influência da mídia e das redes sociais na construção da identidade do jovem, no partilhamento de idéias , objetivos, pensamentos e valores em comum. O eixo 3 discutiu a participação cidadã do jovem, discutiu sobre o protagonismo, engajamento do jovem nas políticas públicas e questões sociais, relacionadas ao fenômeno das drogas.O eixo 4 abordou a saúde, assistência social e segurança pública. Debateu também o panorama atual das redes de saúde, assistência social e segurança em Minas Gerais, além de sugestões para adequação ou implantação de novos serviços direcionados ao público jovem.

A Secretária Municipal de Saúde, Dra. Karina Gama dos Santos Sales falou sobre a saúde e a Rede de Atenção Psicossocial, o trabalho do CAPS AD e o tratamento feito por meio científico, bem como o serviço que agrega todos os segmentos com responsabilidade. A secretária enfatizou também que, atualmente conta com a estruturação de Rede de Atenção, composta pelo CAPS II, AD e CAPS i. A farmacêutica da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Manhumirim, Camila Gama dos Santos, falou sobre a questão de medicamentos e os cuidados necessários.

A assistente social da UPA, Denise Braga explicou detalhes da intersetorialidade como ação principal, que deve estar focada na busca da promoção de produtos sociais em comum. É a ação ou parceria em que todos os setores irão compartilhar tecnologias e desfrutar dos benefícios diretamente. Deve ser o eixo estruturador das políticas públicas, possibilitando uma abordagem geral dos problemas sociais. Assim, a intersetorialidade, para além da sua conceituação das políticas sociais, objetivando impactos positivos para as condições de vida das populações urbanas e rurais. As demandas levantadas no município serão discutidas na Conferência Estadual, que acontecerá entre 25 a 27 de outubro, em Belo Horizonte.

Assessoria de Comunicação da SMS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *