Católicos celebram Mês da Bíblia em setembro

biblia_11A data foi criada em 1971, com a finalidade de instruir os fiéis sobre a Palavra de Deus

Em 1971, a Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) propôs uma ação bíblica para todos os fiéis, leigos e consagrados, por ocasião da comemoração de seus 50 anos de existência. O período escolhido para os estudos bíblicos foi setembro, mês em que se celebra a memória de São Jerônimo, grande biblista na história da Igreja Católica.

Sabendo da ação da arquidiocese, o Serviço de Animação Bíblica das Irmãs Paulinas passou a propagar, todos os anos seguintes, a celebração do mês dedicado à Bíblia. Com a devoção propagada e os grupos de estudo bíblico se multiplicando, a CNBB passou a assumir a data comemorativa e instituiu a celebração por todo o país.

Atualmente, além do Brasil, vários países da América Latina e África dedicam o mês de setembro à celebração da Bíblia.

São Jerônimo

No ano 382, Pe. Jerônimo foi chamado pelo papa Dâmaso para ser seu secretário particular. Já em Roma, recebeu a incumbência de traduzir a Bíblia do grego e do hebraico, para o latim. Neste trabalho, ele dedicou quase toda sua vida. O conjunto final de sua tradução da Bíblia, em latim, se chamou “Vulgata” e se tornou oficial no Concílio de Trento. Desde 1947, já se celebrava o Dia da Bíblia em 30/09, data de falecimento do santo.

Primeira Carta aos Tessalonicenses

Neste ano os católicos estudam e aprofundam este que ó o primeiro escrito do Segundo Testamento (NT), sendo umas das cartas autenticamente paulinas. Surge do relato que Timóteo faz a Paulo sobre a comunidade de Tessalônica.

A carta é uma expressão de alegria e de fé, pois a comunidade se manteve firme na fé. Não apresenta advertências muito sérias. O problema principal é a preocupação dos cristãos com a morte dos integrantes da comunidade, e que estariam fora da salvação, uma vez que ainda não acontecera a vinda próxima (parusia) de Jesus. Paulo acalma essas preocupações.

Tem como destinatário a comunidade cristã de Tessalônica. Foi escrita em Corinto, no ano 51 da era cristã (e.C.) e tem como autores: Paulo, Timóteo e Silvano (cf. 1 Ts 1,1).

A sua mais importante chave de leitura é o tripé que sustenta a pequena comunidade cristã na grande cidade chamada Tessalônica: fé ativa, amor capaz de sacrifícios e firme esperança.

Luiz Nascimento

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *