Secretaria Municipal de Saúde em ação no Dia Nacional de Combate ao Fumo

thumbnail_TABACO thumbnail_TABACO1 thumbnail_TABACO2A Secretaria Municipal de Saúde, por meio das equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)e da Estratégia Saúde da Família (ESF) realizaram na manhã desta terça-feira, 29, no coreto da Praça Cordovil Pinto Coelho, algumas ações no dia Nacional de Combate ao Fumo. Os profissionais distribuiram folders com várias informações relevantes sobre o tabagismo, aferiram pressão arterial e conscientizaram as pessoas sobre a vantagem de não fumar. Para aqueles que fumam, uma frase afixada chamava a atenção de que “viver bem é viver com saúde”.

Levantamentos da Organização Mundial de Saúde (OMS), apontam que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo. Esse valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial.

Outro ponto observado pelos profissionais do NASF e ESF quanto ao malefício do cigarro, é que as pessoas que não fumam diretamente também correm sérios perigos. Os chamados fumantes passivos, quando comparados a grupos que não possuem contato com o tabaco, possuem risco aumentado de desenvolver câncer de pulmão e doenças cardiovasculares e respiratórias, como a asma e pneumonia.

A Secretária Municipal de Saúde, Dra.Karina Gama dos Santos Sales participou da mobilização no centro da cidade, e disse que a cada dia o trabalho de conscientização será importantíssimo, para que a população saiba prevenir certas doenças. “A pessoa precisa entender que o uso do cigarro faz muito mal. As equipes NASF e ESFs não medem esforços, para estarem falando com as pessoas, levando informações para que todos tenham saúde”, disse secretária de saúde, Dra. Karina Gama dos Santos Sales.

Eduardo Satil/Assessoria de Comunicação SMS

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *