Mensagem com suposto desafio do jogo “Baleia azul” assusta população de Ipanema

Uma mensagem que está circulando nas redes sociais, onde um suposto participante do jogo “Baleia azul” diz que vai distribuir balas envenenadas para crianças em escolas de Ipanema, tem assustado a população, especialmente os pais dos alunos das escolas citadas.

Segundo o comandante da Polícia Militar em Ipanema, Tenente Bruno, tudo leva a crer que a mensagem seja uma brincadeira de mau gosto, mesmo assim a PM ao ter conhecimento do fato, tomou algumas medidas, como fazer contato com todas as escolas da cidade com orientações aos diretores e professores, além do reforço no policiamento nos horários de entrada e saída dos alunos. Uma entrevista esclarecendo sobre o assunto também foi realizada na rádio da cidade.

As escolas citadas na suposta mensagem também emitiram comunicado através das redes sociais, informando medidas de conscientização dos alunos e reforço da segurança.

A mensagem que tem circulado é esta abaixo:

“Oi me chamo Lucas estou no desafio da baleia azul moro na cidade de Ipanema MG estou no décimo desafio que é dar balas envenenada pra 30 criancas de 3 escolas diferentes como já conhece bem a cidade escolhi o Nilo e a escolinha do campo e a imaculada pois tem mas criancas de pequenas peço desculpas as mães mas tenho que cumprir ou eles vem atrás de mim sinto muito pelos filhos de vcs.”

As recomendações para as famílias são: monitorar o uso da internet, frequentar as redes sociais dos filhos, observar comportamentos estranhos e, sobretudo, conversar e conscientizar os adolescentes a respeito das consequências de práticas que nada têm de brincadeira. Atenção redobrada com os jovens que apresentem tendência a depressão, pois eles costumam ser especialmente atraídos por jogos como o da Baleia Azul. Também as escolas devem colocar o assunto em pauta e incorporar no currículo, cada vez mais, a educação para a valorização da vida, o respeito pela vida dos outros e o uso consciente das mídias e tecnologias.

Baleia Azul

O que atualmente está sendo conhecido como “jogo” na verdade é uma sequência de troca de mensagens em redes sociais e tarefas a serem cumpridas. Nas conversas, um grupo de organizadores, chamados “curadores”, propõe 50 desafios macabros aos adolescentes, como fazer fotos assistindo a filmes de terror, automutilar-se desenhando baleias com instrumentos afiados em partes do corpo e ficar doente.

Abaixo os comunicados emitidos pela E. E. Nilo Morais Pinheiro e E.E. Imaculada Conceição.

Informações Ipanews

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *