Cinco dicas de economia financeira

Comprar é realmente necessário?

Adquirir um produto novo, uma roupa, um eletroeletrônico ou algum objeto para nosso lar é sempre muito bom. Mas antes de realizar a compra, avalie a importância dessa aquisição. Questione sempre o que mudará para você ao adquirir o produto. Se sua resposta for “nada”, pense melhor a respeito antes de fechar o negócio.

Ao agir dessa forma, você estará se educando financeiramente, evitando o desperdício do seu dinheiro com compras desnecessárias.

Peça desconto sempre

Antes de adquirir um produto, é sempre importante realizar uma pesquisa de mercado para avaliar as melhores opções em termos de custo x benefício.

Após identificar a loja que melhor atende à sua necessidade, converse com o vendedor e questione sobre a possibilidade de ganhar um desconto.

Geralmente as lojas cedem ao desconto quando a compra é à vista e o cliente solicita. Porém, em compras a prazo, também é possível negociar o valor antes de fechar o negócio.

Atenção: Ao avaliar o melhor custo x benefício, analise bem as características do produto desejado. Lembre-se de que nem sempre o produto mais barato é a melhor opção. Para não desperdiçar seu dinheiro, pesquise sobre a marca do produto e fique atento às suas características e às informações sobre garantia e assistência técnica.

Pesquisa de preços

Todos temos preferências nas lojas que oferecem os produtos de acordo com nossos gostos. É comum sabermos onde comprar quando precisamos renovar o estoque de calçados, de roupas, adquirir um eletrodoméstico ou outros produtos em geral. Mas nosso grande erro está na confiança que depositamos nessas lojas. A melhor compra, portanto, ocorre quando pesquisamos e identificamos aquela com menor preço para o produto que desejamos comprar.

Por isso, nunca compre na primeira loja que entrar. Faça pesquisas antes de fechar negócio e tenha a certeza de que existem diferenças significativas na venda do mesmo produto em pontos comerciais diferentes.

Pague à vista

Com todas as facilidades de parcelar pagamentos é comum aderirmos às diversas propostas feitas no comércio em geral. Entretanto, por mais que determinadas lojas divulguem que o preço à vista pode ser parcelado, tente negociá-lo e pergunte quanto o produto custa se você realmente pagar à vista. Você observará que conseguirá um desconto surpreendente!

Eduque seus filhos financeiramente

A educação financeira deve começar desde criança, e a mesada é um método eficaz para a educação financeira de seu filho. Através dela a criança aprende os princípios do limite, planejamento e responsabilidade. A mesada fornece a oportunidade da criança vivenciar situações econômicas, proporcionando assim o desenvolvimento das habilidades de um consumidor consciente.

Informações www.acredi.coop.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *