Projeto voluntário ajuda alunos da Escola João Xavier da Costa

Adesc JP Projeto Criancas (1) Adesc JP Projeto Criancas (3)Representantes de entidades de Manhuaçu participaram na manhã de terça-feira, 19/07, de um encontro na sede da Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM), onde foi apresentado pela diretora da Escola Estadual João Xavier da Costa, Ana Maria de Freitas e pela Coordenadora Escolar, Joana Dark, o projeto Anjos da Guarda. O encontro foi intermediado aos cidadãos pela Agência de Desenvolvimento Econômico Social do Caparaó (ADESC).

De acordo com Ana Maria de Freitas, o projeto visa o apadrinhamento de cerca de cem alunos do educandário, que estudam em período integral. “Atualmente, a escola tem em média quase 500 alunos e ela atende 100 estudantes em período integral. Esses estudantes ficam na escola durante dez horas e recebem cerca de quatro refeições diárias. O projeto consiste em atitudes por partes de voluntários, que ficam incumbidos de estarem auxiliando as crianças, durante todos os meses. Seja através do envio de produtos que a favoreçam como kit de materiais escolares ou higiênicos”. Após essa integração, ocorrerá no dia 22 de setembro uma confraternização e o fechamento desse programa, aonde alunos e seus protetores terão a oportunidade de se conhecerem.

Apesar da escola ainda ter crianças vulneráveis em relação a sociedade, Ana Maria de Freitas, comenta que a comunidade tem demonstrado apoio as atividades desenvolvidas pela escola, seja através de encontros de pais, assembleias, ou reuniões com alunos. Ela ressalta que ainda existem famílias a margem das atividades escolares, mas trabalhos e projetos sociais tem como foco trazer essas pessoas para um convívio dentro da instituição.

A Coordenadora Escolar, Joana Dark, faz uma reflexão da atuação da sociedade junto ao trabalho desenvolvido pela escola. Segundo ela, o projeto anjos da guarda superou as expectativas dos educadores, tendo em vista a quantidade de pessoas que tem demonstrado interesse pelo projeto. Entretanto, neste primeiro momento a iniciativa estará contemplando os 100 alunos do período integral. Mas a sensibilização da comunidade perante o bem estar dos estudantes torna-se um suplemento para futuros projetos sociais desenvolvidos pelos educadores da Escola Estadual João Xavier da Costa.

Danilo Alves – Jornal Tribuna do Leste

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *