Manhuaçu: Semana começa com vacinação contra a raiva na cidade

 

antirrábica1-2A coordenação de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Manhuaçu divulgou a programação de vacinação de cães e gatos contra a raiva durante a próxima semana. Iniciada no dia 06 de junho na zona rural e sede dos distritos, o trabalho de imunização chega a cidade de Manhuaçu a partir de segunda feira, 27/06.

O cronograma prevê o funcionamento de dois postos fixos na cidade, sendo um na portaria do Estádio JK, no bairro Santo Antônio, e outro na Praça José Adolfo Assad (Praça da Rodoviária). O funcionamento será de segunda, 27, a sexta, 01/07, sempre de 13:30 às 17h.

Também durante a semana equipes mantem a vacinação na zona rural com a busca de casa em casa na área próximo a Ponte da Aldeia. Uma equipe de vacinação do ESF Ponte da Aldeia vai percorrer, de segunda a quarta, as propriedades rurais no Palmital e Taquara Preta. Outra equipe atende na segunda as regiões do Papa Pizza, margem da BR 262, Cachoeira Sette, Barra do Manhuaçuzinho. Na terça e quarta-feira o Córrego Boa Vista e na Quinta a Vila Cachoeirinha.

Ainda na quinta-feira, 30, uma equipe realiza a busca ativa para vacinação de cães e gatos no Córrego dos Nascentes, Vila Boa Esperança e proximidades na BR 202. Já na sexta-feira o trabalho será realizado nos córregos Dona Joana e São Sebastião. Outra equipe, do ESF Santana, realiza na sexta-feira a vacinação no Córrego da Sinceridade e no Pouso Alegre.

DIA “D” NA CIDADE

Na cidade, além dos postos fixos que vão atender durante toda a próxima semana na portaria do Estádio JK e na Praça da Rodoviária, será realizado também o dia “D” no sábado, 02, com postos funcionando durante todo o dia.

A coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau, informa que 25 postos fixos de vacinação serão montados nos bairros em toda a cidade, em locais de maior facilidade de acesso como praças, proximidade de igrejas e casas. Emilce lembra que os proprietários devem levar seus animais aos locais em segurança e presos a coleiras para evitar acidentes e facilitar o trabalho dos vacinadores.

Os agentes do setor de endemias que realizam a vacinação participaram de treinamento, quando foram repassadas informações sobre os cuidados com o animal e a parte burocrática de documentação no momento da vacinação. Também foram treinadas técnicas de contenção do animal, formas de aplicação das doses e acondicionamento da vacina.

Organizada pela Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Saúde e a Coordenação de Vigilância Ambiental, a Campanha tem como meta vacinar 13 mil animais, sendo cerca de dois mil e seiscentos gatos e 11 mil cães em todo o município. A vacinação prossegue até 16 de julho completando 40 dias de campanha.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *