Reunião para gestantes é realizada em Manhuaçu

HCL GRS Gestantes (43) HCL GRS Gestantes (70)O fortalecimento da atenção para as mulheres grávidas foi o tema principal do encontro realizado na segunda-feira (30/05), no Hospital César Leite com a participação da equipe da Gerência Regional de Saúde de Manhumirim e os secretários municipais de saúde da região. O foco do encontro foi o aprimoramento da cooperação entre as cidades e a maternidade do HCL.

A reunião apresentou a estrutura da Maternidade, do Centro Obstétrico e a Casa de Apoio à Gestante, bem como a UTI Neonatal, que está em construção.

A enfermeira Janaína destacou a estrutura de funcionamento dos serviços de apoio à gestante e à criança. A Diretora Administrativa Ana Lígia Garcia explicou alguns pontos de não conformidade e o Diretor Técnico Dr. Luís Carlos Lemos Prata mostrou a importância da parceria entre as Secretarias de Saúde e o HCL.

O Hospital César Leite realiza mais de 230 partos por mês. A maior parte, 60%, já é realizada pelo procedimento normal. Além disso, o HCL promoveu investimentos significativos na estrutura para atendimento às gestantes.

“O plano é reforçar a parceria com a rede de atenção básica para que esse cenário seja bem utilizado. O que percebemos é que podem ser resolvidas questões básicas, algumas muito simples, para que a gestante seja bem acolhida”, destacou o provedor Sebastião Onofre Carvalho.

NÃO CONFORMIDADE

Durante a reunião foram demonstradas práticas que estão prejudicando o atendimento de algumas gestantes. Os problemas vão desde a falta de comunicação de que uma mulher está sendo encaminhada para Manhuaçu ou até a falta de informações na ficha de atendimento durante o pré-natal.

A proposta do Hospital César Leite e da GRS é criar um trabalho permanente de orientação e diálogo com as Secretarias de Saúde da região. “O objetivo é que as futuras mamães conheçam o hospital e estejam preparadas para o parto. Tivemos uma reunião bastante proveitosa e acredito que essa parceria vai funcionar”, antecipou a diretora administrativa do HCL Ana Lígia de Assis Garcia.

Entre as propostas está a ideia de um fórum permanente, visitas e palestras para orientação e aproximação das Secretarias Municipais e profissionais de saúde da região e o Hospital César Leite.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *