Vida e Saúde: Alerta quanto ao uso excessivo do celular

As maravilhas da tecnologia são tantas que os efeitos colaterais demoram a ser percebidos. Se o uso do aparelho for muito intenso, os olhos, as mãos, a coluna e até a saúde mental vão reclamar.

Atualmente, estar conectado o tempo todo é uma atividade supervalorizada. Basta meia hora sem o celular para perder um encontro com os amigos, uma ligação, mensagem importante do chefe. “Como não atende o celular nem responde mensagem?”, muitos se indignam. O aparelho virou quase uma extensão do corpo. Essa obsessão, porém, pode não ser saudável — tanto física quanto socialmente.

Já estão mapeados diversos males diretamente relacionados ao uso excessivo do celular. Ele tem sido apontado, por exemplo, como vilão em problemas na coluna, nas mãos, no cérebro e nos olhos. Algumas dessas doenças, inclusive, carregam no nome uma referência ao uso do equipamento. “Pescoço de texto”, por exemplo, descreve a postura da maioria das pessoas quando escreve uma mensagem. “Síndrome do polegar” diz respeito ao costume de digitar mensagens usando apenas esse dedo.

Embora não sejam conclusivos, há estudos que ligam o uso de celular ao desenvolvimento de câncer. Até a Organização Mundial de Saúde chegou a advertir sobre esse risco em 2011, depois que 31 cientistas da Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer fizeram um grande levantamento das pesquisas já realizadas. Quase todas analisavam a incidência da doença em populações com uso variado de celular ou outra exposição a campo eletromagnético.

Informações Correio Braziliense

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *