Manhuaçu: Mobilização social vai intensificar combate à dengue

dengue1 dengue2 dengue3As ações de mobilização social, visando sensibilização para a educação, com o objetivo de conter a proliferação de focos do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypt, serão intensificadas a partir deste mês de setembro, até o começo do próximo ano. A iniciativa é do Governo de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Saúde e a equipe de combate à dengue da Vigilância Ambiental. Palestras em escolas, ações de cidadania e parcerias com a iniciativa privada vão fazer parte de uma intensa programação a ser desenvolvida nesse período em que chuvas e o calor intenso, proporcionam o ambiente ideal para o surgimento do mosquito transmissor da dengue.

Segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau, a mobilização social deve prosseguir até o mês de fevereiro ou março do ano que vem. “Estamos tentando estabelecer uma parceria com a Energisa, que desenvolve o projeto “Conta cidadã”, trabalhando o recolhimento de materiais recicláveis na troca por descontos na energia elétrica” – pontuou. Do material geralmente entregue à Energiza no projeto “Conta Cidadã”, grande parte são potenciais criadouros no ambiente do mosquito Aedes aegypti porque acumulam água. “Então vamos estabelecer uma parceria junto a eles como foi feito no mês de junho deste ano no bairro Engenho da Serra, para atingir outras comunidades em um calendário comum com a vigilância ambiental” – completou.

Com o calendário de atividades nos bairros e distritos a ser definido, os agentes de combate à dengue e os comunitários dos ESFs vão mobilizar os moradores durante toda semana. O trabalho será desenvolvido em parceria com as escolas da comunidade atendida e no sábado, uma concentração com praça de lazer, panfletagem e entrega dos materiais recolhidos pelos moradores. “Também vão ocorrer gincanas em alguns colégios da cidade. O Colégio Polivalente deve preparar uma grande gincana em parceira com a Energisa e nós vamos entrar juntos como parceiros. Nas próximas semanas nós iremos divulgar um calendário dos eventos que vão ocorrer ao longo deste final de ano” – afirmou Emilce Estanislau.

Neste sábado, 26, a equipe da Vigilância Ambiental vai participar do projeto Energisa, que será desenvolvido no distrito de Vilanova. Durante toda a semana a comunidade foi mobilizada para esse evento. Os agentes da dengue e de saúde visitaram a Escola Municipal de Vilanova e as residências repassando informações sobre o combate à dengue, cuidados que os moradores devem ter na residência ou estabelecimento comercial para evitar criadouros em potencial e diminuir a infestação do mosquito.

Próximo LIRAA

O Liraa – Levantamento do Índice Rápido de Infestação, realizado em maio, atingiu 3,1 com indicativo de epidemia, que não se concretizou devido às ações desenvolvidas. Em outubro, a partir do dia 19, será iniciado o primeiro Liraa do final do ano, do período epidêmico devido às altas temperaturas e chuvas. “Esperamos que no restante do mês de setembro e início de outubro, as nossas ações aliadas à mobilização da população, possa apresentar um quadro mais satisfatório para deter a infestação e uma possível epidemia da doença”.

A Vigilância Ambiental em Manhuaçu conta hoje com 48 agentes de endemias e cinco supervisores, que são encarregados de atendimento a uma estimativa de quase 40 mil imóveis em todo o município. Os agentes visitam as casas em um intervalo entre 40 a 60 dias, ou seja, a cada dois meses, numa programação contínua que será mantida.

A participação da comunidade para o combate à dengue com a eliminação de focos nos quintais e interior das residências é importante. “Se cada um tirar um tempinho, dez minutos um dia da semana para fazer a vistoria em torno da casa, do imóvel, para ver se em algum lugar tem água parada, se a caixa está bem vedada e se o quintal está bem limpo, é mais do que suficiente para manter o imóvel protegido” – disse Emilce. “Somente com a participação popular é que conseguiremos bloquear a dengue e é como temos conseguido bloquear nos últimos anos, com a participação da comunidade” – concluiu.

A Vigilância Ambiental tem disponíveis dois telefones para denúncias pela população. As denúncias podem ser relacionadas a lotes abandonados e casas com suspeitas de criadouros do mosquito, incluindo piscinas, lixo nos quintais, pneus e caixas d’água destampadas. Os telefones são: 3332-3534 e 3332-3580. As denúncias podem ser anônimas, mas quanto mais informações o denunciante passar, mais fácil fica o trabalho para os agentes.

Tratamento químico interrompido

As ações de remoção, eliminação e de vedação dos potenciais criadouros serão mantidas nas residências. O Ministério da Saúde emitiu comunicado sobre a suspensão do repasse de larvicida aos municípios de todos os Estados até o final do ano. “No lugar do tratamento químico que nós vamos estar restringindo pela falta do produto, nós vamos intensificar o tratamento que nós chamamos de mecânico que é a remoção, eliminação e vedação dos potenciais criadouros do mosquito” – completou a coordenadora da Vigilância Ambiental.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *