Manhuaçu: Período de chuvas deixa Defesa Civil em alerta

 

defesacivil1 defesacivil2A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Manhuaçu está orientando a população para os cuidados no período chuvoso, que já começou. Recentemente as pancadas de chuvas que caíram sobre a região provocaram vários transtornos.

Todos os anos, sempre no mês de outubro, a Defesa Civil estadual reúne com todos os coordenadores municipais para traçar metas de ação durante o verão, período que normalmente ocorre maior volume de chuva no estado. É também nessa época que se dá a maioria dos problemas de inundação, deslizamento de terra e até desabamento de casas. Em 2015, principalmente pelo longo período de seca, a chuva surpreendeu um pouco antes. O mês de setembro começou com pancadas fortes, trazendo graves problemas. Isso gerou estado de alerta. E essa postura é recomendada para o restante do ano. “Nós sempre estamos utilizando os veículos de comunicação da cidade para fazer campanha de prevenção durante todo o ano, mas é nesse período chuvoso que a nossa preocupação aumenta. Felizmente nossa população está mais preparada com o passar dos anos. Mesmo assim temos orientado para que não haja descuido em momento algum” – alertou Vininha Nacif, Coordenadora Municipal da Defesa Civil.

Meteorologistas garantem que o clima está variando de acordo com o fenômeno do El Niño. O fenômeno climático, de caráter atmosférico-oceânico, é de características extremas. Quando está quente, o calor é intenso e quando chove, é em grande quantidade. “Temos muita preocupação nesse período. Principalmente porque a cidade de Manhuaçu tem característica diferenciada e requer atenção especial. Muitas residências estão em região de encostas ou mesmo às margens do rio. É preocupação constante” – afirmou.

Ações emergenciais

Além do trabalho de orientação, a Defesa Civil de Manhuaçu está realizando ações efetivas. As vistorias fazem parte da rotina da equipe. Outra medida preventiva importante é realizada em parceria com outros órgãos de defesa social. Um exemplo disso é a ação conjunta com o 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura Indústria e Comércio de Manhuaçu e Secretaria de Obras, onde foram realizadas podas de árvores na mata que fica na parte alta do Bairro Petrina. Moradores comunicaram o risco de queda sobre as casas, e a Defesa Civil solicitou a vistoria dos engenheiros ambientais. Constatado o risco, o corpo de bombeiros foi acionado para realizar a remoção. Na tarde da segunda-feira, 14/09, um grande efetivo foi deslocado para a região. Utilizando técnicas de rapel, os militares conseguiram derrubar as árvores que traziam preocupação. Foi necessária atenção especial, porque as plantas corriam risco de cair sobre casas mais próximas. Com muito cuido e perícia, comuns à corporação, os bombeiros conseguiram êxito no serviço.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *