Manhuaçu: Escassez de água é alerta para diminuição no consumo

Aagua-escassa-manhuacugravou-se nas últimas semanas a situação do abastecimento de água em Manhuaçu. Com  a ausência das chuvas, os reservatórios do município chegaram a um nível ainda mais crítico. O prefeito Nailton Heringer e o diretor do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, José de Aguiar, alertam para sério risco de racionamento e, mais uma vez, conclamam a população a economizar água.

Na represa de Manhuaçuzinho, de onde vem grande parte do abastecimento do município, a captação que, em um período de cheia, chega a 130 litros por segundo, atualmente está em 114 litros por segundos. “Eu, nos meus 54 anos de vida, não tinha visto nada igual. A situação vai se agravando e já era esperado. Estamos entrando nesse pico da escassez de água. Os próximos dois ou três meses serão árduos” – lamenta José de Aguiar.

Ele ressalta que, a não ser que haja empenho da população em economizar água, será grande a possibilidade de se decretar situação de emergência. “Nós pretendemos, na medida do possível, não chegar a esse ponto, mas caso não tenha outra alternativa, então teremos que tomar a decisão do rodízio, da alternação do abastecimento, inclusive já comunicamos isso ao prefeito Nailton. É complicado e queremos evitar, mas para que a gente consiga, contamos com a população. Se todos entenderem e nos ajudarem, vamos passar com menos sacrifício” – pondera o diretor do SAAE.

“É sabido de toda população de Manhuaçu e da região Sudeste da maior escassez hídrica que estamos vivendo, principalmente na Bacia do Rio Doce. Nos últimos setenta anos nunca houve uma seca como essa na região” – diz o prefeito Nailton Heringer. “Não há chuva para reabastecer os mananciais. Então precisamos que cada cidadão tome o maior cuidado com a utilização da água tratada. Precisamos diminuir o consumo, precisamos aprender a reutilizar água tratada. Não temos água para lavar carros, calçadas, enfim. Precisamos de uma consciência mais séria quanto a isso”.

O chefe do Executivo manhuaçuense apela à população que economize água de todas as formas possíveis, seja por meio da reutilização, seja diminuindo tempo dos banhos, fechando as torneiras ao escovar dentes ou barbear, não lavando calçadas ou carros etc. “Eu estou aqui nessa hora conclamando a você de Manhuaçu, a você dos distritos. Nós não sabemos mais o que fazer, não há água para tratar. Não há outra alternativa senão uma economia rigorosa. Queremos que primeiro haja uma consciência de cada cidadão, mas estamos a ponto de implantar o sistema de rodízio. Essa é a realidade, não temos como inventar água” – consternou-se Nailton Heringer.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *