Vida e Saúde: Não deixe de fazer atividades físicas no inverno

Por que malhar no inverno? Porque a saúde deve estar sempre em primeiro lugar; porque é saudável; porque estará com o corpo em forma no verão; porque o frio abre o apetite e ganhar peso é um grande risco; e porque a atividade física é bem-vinda em qualquer estação do ano. Não se convenceu?

Médico com especialização esportiva e pós-graduação em cardiologia e nutrologia, Saulo Peronick Ventura desmistifica a ideia de que malhar no frio queima mais calorias. “No inverno, há um gasto maior de energia para manter a temperatura corporal (36,5 graus), não tem nada a ver com o exercício. Tudo tem a ver com balanço calórico e quantidade de alimento ingerido. Com a baixa temperatura, a tendência é a ingestão de alimentos mais calóricos e as pessoas têm vontade de ficar mais em repouso.”

O que muda nesta época são os cuidados na hora da prática de qualquer atividade física. “No frio, é fundamental a hidratação, que muitos deixam de fazer adequadamente. Apesar de perdermos mais água no verão, ela não pode ser esquecida no inverno. E é preciso se aquecer, porque o músculo fica mais em repouso e tem de ser colocado em movimento. Caso contrário, o risco de lesão é maior.”

Saulo explica que não é, necessariamente, época para mudar os exercícios, passar para aqueles que exigem mais esforço, focar mais nos aeróbicos, por exemplo, ou naqueles que proporcionam maior queima de gordura. “Não é o tipo de exercício que definirá a perda de peso no inverno. Mais uma vez, é o consumo da alimentação calórica que o fará engordar. O ideal é nunca parar com a atividade física e é preciso escolher aquela que lhe dá prazer. Para haver benefício, o exercício tem de ser contínuo, para melhorar a imunidade, garantir peso adequado, dar disposição (ao contrário do que muitos pensam, ele não cansa), controlar a pressão arterial e o colesterol, ter um envelhecimento saudável. É preciso que todos entendam a importância de ele ser praticado cronicamente. Enfim, é saúde. O lado estético tem de ser planejado como consequência.”

Condicionamento

Mesmo em segundo lugar, a busca por um corpo bacana é o desejo de muitos. E quem foge da malhação por causa do frio vai atropelar o condicionamento no verão para tentar recuperar o tempo de hibernação, como exagerar nos exercícios e sofrer com as dores, se arriscar em dietas malucas e errar no uso indiscriminado da suplementação. “As pessoas precisam saber que existem pouquíssimos suplementos que têm comprovação científica. Muitos são reprovados pela Anvisa. O uso de qualquer um é individualizado e não há fórmula mágica. Como o nome diz, é suplemento, e nunca substituirá a refeição. E só é indicado no caso de a dieta do dia a dia ser incapaz de fornecer os complementos que a pessoa precisa para ter, por exemplo, o ganho de massa muscular que desejar.” Saulo alerta que o básico continua valendo: “Ou seja, sono adequado, dieta balanceada e atividade física diária. Receita que todos sabem, mas poucos praticam”.

Tome a decisão certa

O professor de musculação, jump e spinning da Academia Malhação, unidade Funcionários, Renar Antônio Sá da Costa, afirma que o déficit nesta época do ano é maior pela queda de temperatura e por ser um período de férias. Mas reconhece que “o frio espanta muitas pessoas”. No entanto, ele alerta que é a pior decisão. “É uma armadilha. Muitas pessoas, mesmo malhando, ganham peso neste período, porque a alimentação fica mais calórica. Por isso, é importante manter a atividade física e nutrição balanceada, ainda que não seja pecado dar uma escapada com caldos e chocolate quente. O alerta fica para os açúcares, os piores.”

Neste período, Renar enfatiza que é imprescindível aumentar a atenção na hora do treinamento. “Ainda que seja controverso, e dependendo da atividade, alongar é importante. E não tem como esquecer do aquecimento, já que é fundamental produzir calor para as articulações não ficarem susceptíveis a lesões.” O professor lembra que o importante é manter uma atividade física regular, o ano inteiro, e não ser um atleta de época, de estação. Assim, nos meses em que o corpo fica mais em evidência terá apenas de intensificar o treinamento.

Coordenador fitness da Bodytech Savassi, Igor Ravaiani avisa que, independentemente da temperatura, não há outra forma de evitar o efeito sanfona sem ser controlar a dieta e fazer atividade física durante todo o ano, principalmente para quem tem essa tendência de engordar facilmente. “Lute contra a preguiça. Malhar o ano inteiro precisa ser parte da rotina, um estímulo natural.”

Cuidados

O certo é que é preciso ter cuidado redobrado com os músculos durante o inverno e as baixas temperaturas. “A intensidade da aula e o comprometimento com a atividade física dependem do objetivo de cada um. Se é perder peso, pode ser uma boa época para fazer exercícios com maior desprendimento de energia. O importante neste período é não abrir mão do aquecimento, seja no futebol do fim de semana ou em qualquer atividade individual ou coletiva”, alerta Igor. Ele ainda chama a atenção para a questão dos agasalhos. “Muita roupa na atividade aeróbica pode levar à desidratação e atrapalhar na hora de se avaliar a postura.”

www.saudeplena.com.br

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *