Vida e Saúde: Vacinação contra a gripe vai até 3 de junho

Quem perdeu o prazo para se vacinar contra a gripe (influenza), tem mais uma oportunidade para se proteger. Em Manhuaçu, a Secretaria da Saúde, mantém abastecidos os postos de vacinação que permanecem funcionando até a próxima quarta-feira, 03 de junho, véspera de feriado.

Iniciada no dia 04 de maio, a campanha deveria ter sido encerrada na última sexta-feira, 22/05, mas foi prorrogada em virtude da baixa cobertura, que não atingiu o índice mínimo previsto pelo Ministério da Saúde, de 80% da população alvo.

Até esta quarta-feira, 27/05, foram vacinadas em Manhuaçu  cerca de treze mil e 67 pessoas, atingindo o índice de 78,24% do total previsto de público alvo, que chega a 18 mil, 824 pessoas, incluindo todas as faixas. A nível nacional o Ministério da Saúde também não atingiu a meta, que é alcançar, pelo menos, 80% do público prioritário.

A 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza, que é realizada anualmente desde 1999, sempre entre os meses de abril e maio, em Manhuaçu acontece em 24 locais, incluindo os 19 ESFs espalhados na cidade e nos distritos.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Maria Cristina Caldeira Duarte, as salas de vacina estão todas abastecidas. Os lotes da vacina chegam ao município de forma parcelada, desde o início da campanha, mas são suficientes para abastecer além da meta.

Quem deve ser vacinado

O público alvo da campanha de vacinação inclui as pessoas com sessenta anos ou mais e ainda os trabalhadores de saúde, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A realização da campanha de vacinação contribui para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.

Doença respiratória

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco, que são as crianças menores de cinco anos de idade, gestantes, adultos com sessenta anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A vacina é a principal forma de prevenção.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *