Vida e Saúde: Armazenamento indevido de água na crise hídrica faz disparar casos de dengue

O armazenamento indevido de água por causa da crise de abastecimento nos três primeiros meses de 2015 aumentou o número de casos de dengue em alguns bairros de Belo Horizonte e cidades do interior do estado onde o problema de desabastecimento é mais sério. Na capital, o Barreiro é a regional com maior registro de casos da doença e, de acordo com a PBH, o acondicionamento incorreto de água pelos moradores foi um dos fatores que contribuíram para o agravamento da situação.  Na região do Barreiro, o problema foi registrado principalmente no Bairro Milionários, onde agentes de saúde precisaram montar uma força-tarefa para orientar a população sobre uso de tonéis e baldes com água. Em Pará de Minas, no Centro-Oeste do estado, 92% dos focos de Aedes aegypti foram encontrados em recipientes usados pelos moradores para guardar água.

Como evitar a proliferação do mosquito Aedes

Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. O mesmo vale para qualquer recipiente com água.

Pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura ou recolhidos pela limpeza pública. Garrafas pet e outros recipientes vazios também devem ser entregues à limpeza pública. Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo. Limpe diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum. Seque as áreas que acumulem águas de chuva. Tampe as caixas d’água.

www.uai.com.br e www.g1.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *