Manhuaçu: Plano de saneamento básico continua sendo desenvolvido no município

O Governo de Manhuaçu dá continuidade aos trabalhos de construção do PMSB – Plano Municipal de Saneamento Básico. No sábado, 11/04, o comitê que acompanha os trabalhos da empresa Vallenge Engenharia, responsável pela elaboração do Plano, realizou nova reunião com o objetivo de analisar e discuti partes do documento, que foi fragmentado em oito produtos. Foi pauta,na ocasião, o sexto e o sétimo produtos, que tratam dos recursos a serem investidos nos próximos vinte anos nos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, disposição dos resíduos sólidos e drenagem pluvial, além do sistema de informação e de indicadores para monitoramento e alternativas institucionais para suas gestões.

O objetivo do Plano Municipal de Saneamento Básico é ordenar juridicamente os quatro pilares do saneamento no município, drenagem, esgoto, resíduos sólidos e tratamento de água, conforme explicou o secretário executivo do Comitê de Coordenação dos trabalhos, Eliéser Ribeiro.“Esse plano gera subsídios, estudos sobre as condições de Manhuaçu, para que em cima desses estudos seja feita a lei que vai regulamentar o saneamento no município” – elucidou. Há um ano e meio o plano vem sendo pensado e, neste sábado, novos produtos, de um total de oito, foram analisados.“O sexto produto é um plano de investimento sobre a quantidade de recursos que serão gastos em vinte anos para resolver esses problemas de Manhuaçu” – esclareceu o secretário executivo. O Comitê recebe da empresa Vallenge os produtos do Plano, verifica a conformidade com as demandas do município para então aprová-los.

“A reunião foi muito positiva. Num sábado de manhã, um horário muito ingrato, e tivemos a presença de secretários, representantes do SAAE etc. Vemos que as pessoas estão envolvidas, estão empenhadas, com vontade de trabalhar e ver o melhor para o município” – enfatizou Eliéser Ribeiro. “Manhuaçu tem sérios problemas de drenagem, de esgoto, sérios problemas na questão do lixo, da água, e precisamos pensar a cidade para o futuro, para os próximos vinte anos e isso passa pelo Plano de Saneamento” – finalizou.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *