Evangelho do dia (Mc 7, 1-13)

AUTOESCOLAMANHUACU

Anu00FAncio Site Belles Stu00FAdio Pilates 130X680  (horizontal)

Os fariseus e alguns escribas vindos de Jerusalém ajuntaram-se em torno de Jesus. […] Os fariseus e os escribas perguntaram a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas tomam a refeição com as mãos impuras?”. Ele disse: “O profeta Isaías bem profetizou a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. É inútil o culto que me prestam, as doutrinas que ensinam não passam de preceitos humanos’. Vós abandonais o mandamento de Deus e vos apegais à tradição humana” […]

Comentário

O sistema de pureza defendido por muitos dos judeus, sobretudo os fariseus e os saduceus, é interpretado por Jesus como “vossa tradição” ou “tradição dos homens”, distinguindo-o da Lei dada por Deus ao seu povo. Os versículos 21 a 23 do capítulo sétimo de Marcos são importantíssimos para compreender a posição de oposição de Jesus a um sistema que, em nome de Deus e para proteger o sagrado, exclui as pessoas. As explicações detalhadas quanto ao sistema de pureza mostram que os destinatários do evangelho segundo Marcos são cristãos oriundos do paganismo. O nosso texto de hoje é uma controvérsia de Jesus com os fariseus e os escribas sobre o fato de alguns dos discípulos de Jesus comerem sem lavar as mãos, como era o costume. Não se trata, em primeiro lugar, de uma questão de higiene, mas religiosa, pois se acreditava que o mal entrava no ser humano pelos orifícios do corpo, sobretudo pela boca. No centro do texto encontra-se a oposição entre os lábios e o coração; oposição entre dizer e aderir, de coração, ao mandamento de Deus. Jesus repudia essa hipocrisia, pois ela anula o mandamento de Deus, substituindo-o por uma tradição humana.

Pe. Carlos Alberto Contieri – www.paulinas.org.br

ORAÇÃO AO DIVINO PAI ETERNO

Aqui estamos para prestar-vos a nossa homenagem.

Nós cremos em vós, Pai Eterno, nosso Pai e nosso Criador.

Confiamos em vossa bondade e poder.

Queremos amar-vos sempre, cumprindo vossos mandamentos e servindo ao vosso Filho Jesus, na pessoa de nossos irmãos.

Nós vos damos graça pelo vosso amor e pela vossa ternura.

Vós nos atraís ao vosso Santuário e nos acolheis de braços abertos. Vós nos guiais com os ensinamentos do vosso Filho, Nosso Senhor, e nos dais sempre o vosso perdão.

DIVINO PAI ETERNO, QUEREMOS CONSAGRAR A VÓS:

Nossas famílias, para que vivam em paz e harmonia;

Nossas casas, para que sejam iluminadas pela vossa presença.

Nossas alegrias, para que sejam santificadas pelo vosso amor.

Nossas preocupações, para que sejam acolhidas em vossa bondade;

Nossas doenças, para que sejam remediadas com a vossa misericórdia;

Nossos trabalhos, para que sejam fecundos com a vossa bênção.

DIVINO PAI ETERNO,

Recebei a homenagem da nossa fé, fortalecei a nossa esperança e renovai o nosso amor. Dai-nos o dom da paz e da fidelidade à vossa Igreja. Pela intercessão de Nossa Senhora, mãe do vosso querido Filho, dai-nos a perseverança na fé e a graça da salvação eterna.

Amém!

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *