Evangelho do dia (Mc 2, 13-17)

AUTOESCOLAMANHUACU

Anúncio Site Belles Stúdio Pilates 130X680

Outra vez, Jesus saiu para a beira do mar. Toda a multidão ia até ele, e ele os ensinava. Ao passar, viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu-o. Enquanto estava à mesa na casa de Levi, muitos publicanos e pecadores puseram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Pois eram muitos os que o seguiam. Os escribas, que eram fariseus, vendo que ele comia com os pecadores e os publicanos, disseram aos discípulos de Jesus: “Por que ele come com os publicanos e os pecadores?”. Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: “Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes. Não é a justos que vim chamar, mas a pecadores”.

Comentário

Jesus atrai multidões. A bondade, a misericórdia, a acolhida, a palavra que faz sentido e dá sentido atraem a multidão. Toda a região do mar da Galileia é lugar-chave da atividade de Jesus. Não obstante a multidão que o cerca, Jesus vê cada um em sua situação particular; seu olhar é penetrante. Ele vê Levi, publicano, considerado impuro pelo próprio exercício da profissão de coletor de impostos, a serviço do império romano. Jesus o chama ao seu seguimento. Ele, deixando a coletoria, aceita o convite de Jesus. No versículo conclusivo do episódio de Zaqueu, Jesus diz com clareza qual sua missão: “o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”. A refeição na casa de Levi, com outros publicanos e pecadores, tem ares, ao mesmo tempo, de festa de despedida e de inauguração: despedida da vida passada e inauguração de uma vida nova junto de Jesus. A acolhida dos pecadores por Jesus provoca crise em um sistema de pureza que exclui as pessoas. A acolhida que Jesus dá aos pecadores está enraizada na misericórdia que resgata e aproxima as pessoas de Deus.

Pe. Carlos Alberto Contieri – www.paulinas.org.br

ORAÇÃO AO DIVINO PAI ETERNO

Aqui estamos para prestar-vos a nossa homenagem.

Nós cremos em vós, Pai Eterno, nosso Pai e nosso Criador.

Confiamos em vossa bondade e poder.

Queremos amar-vos sempre, cumprindo vossos mandamentos e servindo ao vosso Filho Jesus, na pessoa de nossos irmãos.

Nós vos damos graça pelo vosso amor e pela vossa ternura.

Vós nos atraís ao vosso Santuário e nos acolheis de braços abertos. Vós nos guiais com os ensinamentos do vosso Filho, Nosso Senhor, e nos dais sempre o vosso perdão.

DIVINO PAI ETERNO, QUEREMOS CONSAGRAR A VÓS:

Nossas famílias, para que vivam em paz e harmonia;

Nossas casas, para que sejam iluminadas pela vossa presença.

Nossas alegrias, para que sejam santificadas pelo vosso amor.

Nossas preocupações, para que sejam acolhidas em vossa bondade;

Nossas doenças, para que sejam remediadas com a vossa misericórdia;

Nossos trabalhos, para que sejam fecundos com a vossa bênção.

DIVINO PAI ETERNO,

Recebei a homenagem da nossa fé, fortalecei a nossa esperança e renovai o nosso amor. Dai-nos o dom da paz e da fidelidade à vossa Igreja. Pela intercessão de Nossa Senhora, mãe do vosso querido Filho, dai-nos a perseverança na fé e a graça da salvação eterna.

Amém!

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *