A Prefeitura Municipal de Manhuaçu, com o objetivo de dar continuidade à política cultural local como ferramenta para o desenvolvimento municipal, entregou em dezembro de 2014 os trabalhos relativos ao ICMS Cultural. O trabalho foi realizado com a consultoria da empresa MGTM – Patrimônio Cultural e Turístico. Os documentos foram assinados pelo prefeito Nailton Cotrin Heringer, na sede da empresa em Belo Horizonte/MG, e entregues ao IEPHA-MG.
Para o prefeito, “a realização do trabalho contribui com o município nas ações de zelar por um meio-ambiente saudável e por uma herança cultural que distinga e identifique os diferentes grupos sociais de Manhuaçu, bem como em promover ações para a preservação do patrimônio ambiental e cultural”, explicou Nailton.
Foram elaborados relatórios administrativos, laudos técnicos de bens tombados e o Plano de Inventário. Neste, o município foi setorizado em áreas a serem investigadas com o objetivo de localizar bens culturais que representam a memória local e realizar o Inventário do Patrimônio Histórico e Cultural de acordo com cronograma proposto. Na análise em questão, foram levadas em consideração a história de ocupação do município, suas edificações relevantes e principalmente as manifestações culturais.
A realização do trabalho seguiu as diretrizes e critérios recomendados pelo IEPHA-MG, o que possibilita ao município obter a pontuação que permitirá o recebimento de repasse adicional de recursos do ICMS cultural.
Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu – contato@manhuacunews.com.br