Manhuaçu: Escola Maria De Lucca inova com o Programa Escolar

EE Maria de Lucca (4) EE Maria de Lucca (2) EE Maria de Lucca (1)Uma das escolas pioneiras na implantação do Programa Reinventando o Ensino Médio, no Estado de Minas Gerais, a Escola Estadual Maria De Lucca Pinto Coelho tem se destacado com a execução de atividades bem sucedidas com os estudantes, no decorrer deste ano letivo de 2014.

Empresas juniores

Entre as ações consolidadas está a implantação de empresas juniores. Em um dos empreendimentos, os alunos aprenderam a fabricar sabão ecológico, e, agora, aprofundam seus conhecimentos sobre gerenciamento e marketing, para a venda daquilo que é produzido. Outra inovação foi a empresa júnior de multisserviços de informática – conexão TI. Professora Alessandra Nery, juntamente com os colegas Ronisvaldo Henrique Moreira e Ricardo Ker Elias, incentivadores destes trabalhos, fizeram excelente avaliação dos projetos, elogiando o entusiasmo e organização dos estudantes.

Os alunos e a comunidade são mobilizados para a coleta de óleo de cozinha usado, para encaminhamento à empresa júnior – instalada na escola – que fabrica e comercializa sabão ecológico. “Estamos formando uma associação de pais e mães que irão administrar a venda desse produto, gerando renda e conscientização ambiental. É nossa proposta que os alunos de outras escolas repassem este conhecimento para a instituição em que estudam e ali desenvolvam também estas ideias”, analisou o diretor Marcelo Mendes.

Workshop

Outro destaque foi a recente realização de workshop na própria instituição de ensino, com a exposição de trabalhos, cursos e pesquisas diversas, evidenciando uma formação mais abrangente destes alunos em relação ao mercado e a realidade regional, em comparação ao que tradicionalmente era estabelecido para o 2º grau. Também participaram as escolas EE de Manhuaçu, EE Carlos Nogueira da Gama (Reduto), EE. Dr. Eloy Werner (Realeza / Manhuaçu), EE São Vicente de Paulo, EE Ana Mendes Pereira Dutra (São Pedro do Avaí/ Manhuaçu) e EE Antônio Wellerson.

Durante o evento, os alunos tiveram acesso aos cursos de ‘Ambientes de Redes Sociais’, ‘Aplicativos’, ‘Multimeios’, ‘Ambiente e Segurança de Sistemas Operacionais’ e ‘Energias Renováveis’. O Vereador Eli de Abreu, conhecido por seu trabalho em escolas de Manhuaçu, acompanha estas atividades realizadas pelos estudantes e seus efeitos positivos para a sociedade.

O Diretor da EE Maria de Lucca Pinto Coelho, Marcelo de Carvalho Mendes, pontuou que a proposta principal foi incentivar o aluno a pesquisar nas mídias as inovações que podem ser aplicadas no dia-a-dia. “Nosso alvo principal foram os alunos de outras escolas, inclusive no entorno de Manhuaçu, que também implantaram o Projeto, e, hoje, têm uma visão prática daquilo a respeito da realidade e as novas possibilidades oferecidas na atualidade. Com isto, o jovem tem condições de saber do que ele gosta mais, e, a partir daí, reconhecer oportunidades de trabalho e investir”, comentou.

A direção da instituição considera que o Programa Reinventando o Ensino Médio tem sido muito bem sucedido no educandário. “A escola abraçou o projeto Reinventando o Ensino Médio. Os professores aderiram de forma muito eficiente e, hoje, procuramos passar todos os nossos conhecimentos para os alunos e para a comunidade”, finalizou o diretor.

Thomaz Júnior – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *