Copa do Brasil: Cruzeiro vai a Vila para encarar o Santos com vantagem

É difícil discutir se o Cruzeiro é ou não o melhor time do Brasil. Há pouco mais de um ano, pelo menos, o time mineiro treino por Marcelo Oliveira demonstra que é o mais preparado do país. No campo e nos resultados: foi campeão brasileiro em 2013 e lidera a edição de 2014. Porém, na Copa do Brasil o elenco do Santos dá demonstrações, também nos resultados, de que tem alguns trunfos para reverter a derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro, nesta quarta-feira, às 22h, na Vila Belmiro, pelo segundo jogo da Copa do Brasil. O Santos de Enderson Moreira tem os melhores jogadores da competição.

Para chegar à semifinal da Copa do Brasil, o Santos superou Mixto, Princesa do Solimões, Londrina, Grêmio e Botafogo. Nestas cinco fases, somadas à etapa atual, alguns dos titulares da equipe acumularam marcas importantes no torneio. Algumas de maior destaque, como a artilharia de Gabriel Barbosa, o Gabigol, e outras mais discretas, que passam despercebidas, como eficiência de Lucas Lima nos passes para finalizações.

O maestro santista é quem mais impressiona. Apesar de ter feito atuação apagada no Mineirão, contra o Cruzeiro, Lucas Lima foi um dos principais atletas santistas na competição até aqui. É líder absoluto no quesito passes para finalizações, segundo números do Footstats. Foram 25 vezes em que o meia passou a bola para um atacante que conseguiu chutar para o gol. Naturalmente, é o líder de assistências do torneio: 3, empatado com o companheiro Leandro Damião.

O bom rendimento do meio-campista do Santos rendeu marcas significativas para os atacantes. Gabigol é o líder em finalizações certas, aquelas que atingem o gol adversário: 15 vezes. O jovem de 18 anos, artilheiro da competição, balançou as redes 5 vezes. E o vice-artilheiro também é santista: Robinho marcou 4 gols.

Na lateral, um jogador por vezes questionado aparece como destaque em diferentes quesitos. Cicinho, opção de escape da equipe pelo flanco direito é o mais eficaz de toda a Copa do Brasil em dribles, faltas recebidas e desarmes. É aquele que consegue passar pelos adversários com maior facilidade, proporciona cobranças de bolas paradas para a equipe com maior frequência e tira o domínio de bola do oponente – neste último quesito ainda empata com o companheiro Eugenio Mena, lateral esquerdo da equipe.

O Santos domina em todos os principais quesitos individuais e, jogador por jogador, tem definitivamente o elenco que mais se destaca na Copa do Brasil. Em termos coletivos, o Cruzeiro parece incontestável há pelo menos duas temporadas, mas agora vê indícios no adversário que podem surpreender nesta quarta-feira, na Vila Belmiro.

Para o jogo desta quarta-feira o Santos não poderá contar com o zagueiro David Braz, que não participou do treino desta terça-feira devido a dores nas costas. Em seu lugar, Bruno Uvini ocupa a posição ao lado de Edu Dracena, assim como no fim de semana, na derrota diante do Internacional, na qual o titular cumpriu suspensão. O atacante Geuvânio segue fora por lesão muscular na coxa. Todos os ingressos para a partida foram vendidos.

Apesar da confiança na classificação depois da vitória por 1 a 0 no jogo de ida, o Cruzeiro ensaiou cobranças de pênalti na véspera da partida. Os atletas pretendem, no entanto, definir a classificação durante os 90 minutos, sem necessidade das penalidades.

“Falei com o Marcelo, antes do treino de pênaltis: ‘Vamos bater aqui, mas se Deus quiser, não vamos precisar de pênaltis’. Mas é preciso preparar, temos que estar bem focados, centralizados. Se precisarmos, os onze têm que estar preparados também”, disse Ricardo Goulart, que se livrou das dores musculares que o tiraram do jogo contra o Botafogo, no domingo, pelo Brasileirão.

A principal novidade do Cruzeiro para o jogo desta quarta-feira é a participação de Willian. O atacante recuperou-se de uma fissura na costela em menos de sete dias e reúne condições de atuar na função de Marquinhos, que está impossibilidade de jogar pela Copa do Brasil, torneio em que defendeu o Vitória.

O zagueiro Manoel também retorna à equipe. Ele se recuperou de uma pancada na coxa esquerda, recebida durante o triunfo do time mineiro, por 1 a 0, sobre o Vitória em pleno Barradão, pela 29ª rodada do Brasileirão.

Marquinhos não é o único desfalque do atual campeão brasileiro na partida marcada para a Vila Belmiro. Alisson se recupera de um estiramento no músculo posterior da coxa esquerda e não tem previsão para retornar aos gramados.

Os times

SANTOS: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, David Braz e Mena; Alison (Renato), Arouca e Lucas Lima; Rildo, Gabriel e Robinho.

Técnico: Enderson Moreira

CRUZEIRO: Fábio; Mayke, Léo, Dedé e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian e Marcelo Moreno.

Técnico: Marcelo Oliveira

www.uol.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *