Luisburgo: Costurando novos horizontes – Ateliê Social é realidade

LuisbFortaleza (1) LuisbFortaleza (2)Devidamente instalado, com modernas máquinas de corte e costura, o Ateliê Social da Comunidade de Fortaleza dá mais um importante passo com a realização de curso de corte e costura no local. O audacioso projeto, direcionado à geração de renda, recebe a total dedicação dos membros da Associação Comunitária de Fortaleza e da Prefeitura, além da colaboração de diversas instituições parceiras.

Comunidade ganha máquinas

Em abril deste ano, a Associação Comunitária de Fortaleza recebeu a doação de máquinas de corte e costura oferecida pela Samarco Mineração. A empresa possui mineroduto instalado na comunidade, que conduz pelotas de ferro das minas rumo aos portos do litoral. Na ocasião, o prefeito José Carlos Pereira e o vice-prefeito Geraldo Rhodes, juntamente com a diretoria da associação  comunitária, participaram de solenidade realizada pela Samarco, em Mariana (MG), que contou com a presença do governador do Estado, Dr. Alberto Pinto Coelho, e a direção da empresa mineradora.

A partir da chegada das máquinas, a comunidade precisava de um local para instalação dos equipamentos e para o funcionamento do ateliê. Ciente da importância deste projeto, a Prefeitura viabilizou imóvel em Fortaleza para abrigar o ateliê.

Capacitação das costureiras

O passo seguinte foi providenciar a capacitação para as costureiras. E, isto aconteceu. Um curso profissionalizante acontece na comunidade, realizado pelo Pronatec e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu e Prefeitura de Luisburgo, reunindo dezoito participantes.

Para a presidente Claudinéia Aparecida Vieira Silva “é um sonho que começa a se realizar. Trabalhamos neste projeto há mais de dois anos. Quando as máquinas chegaram, aguardávamos a realização de curso oferecido pela Samarco. Mas, conseguimos agilizar os procedimentos, trazendo um técnico à comunidade para a correta instalação das máquinas. O Walter, que também se dedica muito neste trabalho, conseguiu viabilizar o curso junto ao Senar, antes do treinamento da Samarco. Quando este vier, poderemos somar novos conhecimentos. É também nosso propósito, a partir de agora, buscar serviços para o desenvolvimento da comunidade”.

Walter de Oliveira Vilete, tesoureiro da associação, é um dos idealizadores deste projeto em Fortaleza. “Agradecemos a todos os parceiros que possibilitaram a realização deste projeto. Entre eles, a Prefeitura, Departamento de Agricultura, Samarco, Senar, Sindicato e Câmara de Vereadores, entre outros colaboradores, além da própria comunidade. Este projeto poderá complementar a renda das famílias, de modo que elas não fiquem dependendo somente da cafeicultura”, pontuou Waltinho.

Uma das participantes, Marta Eni de Souza elogiou o curso. Ela relatou que tem uma máquina de costura em casa, mas não tinha experiência neste ofício. “Aqui, a maioria das pessoas trabalham nas lavouras de café. Com este projeto, em breve, as mulheres terão salário mensal trabalhando no ateliê. Está sendo um curso muito proveitoso”, destacou.

A instrutora Marília Soares Martins explicou que o curso está sendo aplicado “em sintonia com os projetos da comunidade, direcionados à geração de renda e com ênfase na costura industrial. Inicialmente, as participantes aprenderão a utilizar corretamente os equipamentos e finalizar as peças, como calças e camisas femininas, para que elas possam buscar trabalhos de facção e fechamento de negócios junto às fábricas. […] O curso tem três módulos, com duração de quarenta horas cada. […] Além da geração de renda, o Ateliê Social é um projeto que possibilita estimula a permanência das famílias no campo e a boa convivência social”.

O prefeito José Carlos Pereira, que acompanha os trabalhos da associação, frisou que a Administração Municipal continuará apoiando os trabalhos desenvolvidos pela Ass. Comunitária de Fortaleza. “Parabenizamos a associação, em especial, à presidente Claudinéia e ao Walter. São duas lideranças na comunidade, que demonstram grande trabalho, com muita dignidade. Agradecemos também à mobilizadora do Senar, Isaura da Paixão, que presta trabalho relevante na região. Apoiaremos esta iniciativa em tudo que for preciso para que as donas de casa e trabalhadoras rurais de Fortaleza possam desenvolver este trabalho, gerando renda para suas casas e beneficiando toda a família”, ressaltou.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Luisburgo – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *