Manhuaçu: ESF Santa Luzia investe em humanização do atendimento

esf-santaluzia-1 esf-santaluzia-2 esf-santaluzia-3Dando sequência a série de matérias sobre o trabalho realizado pelos profissionais de saúde em cada Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município, nossa equipe prossegue com a reportagem sobre os procedimentos realizados pelo ESF de Santa Luzia.

ESF Santa Luzia

Caracterizado pela sua estrutura organizacional, o programa Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Santa Luzia possibilita aumentar e qualificar o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente a população mais vulnerável, com um plano de assistência que inclui o reconhecimento de doenças e a proteção à saúde. As atividades do ESF visam aumentar o vínculo entre os profissionais da saúde e os usuários, proporcionando debates relacionados a situações de saúde e de cidadania.

O horário de atendimento da unidade é de 07h às 17h. Os profissionais realizam uma média de 100 atendimentos diários, os usuários são acolhidos e encaminhados aos diversos procedimentos que a unidade realiza, como consultas especializadas, aplicação de vacinas, realização de curativos e retiradas de pontos, administração de medicamentos, controle de pacientes com diabetes e hipertensão, entre outros procedimentos. Atualmente, são 3.500 pessoas cadastradas na unidade, que realiza mensalmente 400 consultas médicas, 250 consultas e procedimentos de enfermagem, dentre eles coleta de sangue e vacinação.

A Estratégia Saúde da Família do bairro Santa Luzia conta com 9 agentes comunitárias de saúde, 1 médico, 1 Enfermeiro, 1 auxiliar de enfermagem, 1 auxiliar de serviços gerais e 1 assistente administrativo. Todos os profissionais da área de saúde são gabaritados para realizar o recolhimento (primeiro atendimento) ao usuário a partir do momento que o mesmo chega na unidade.

De acordo com a coordenadora do ESF Santa Luzia, Kenia Elicka de Oliveira, os profissionais atuam com medidas de promoção da saúde, através da prevenção, recuperação e reabilitação de doenças, possibilitando a manutenção da saúde no bairro. “Além desses procedimentos internos, realizamos visitas domiciliares, agendadas de acordo com a necessidade de cada usuário. Elaboramos grupos educativos na unidade e também na comunidade, estes grupos visam a prevenção e a promoção da saúde em diversos setores da comunidade. Também possuímos um grupo fixo para trabalhar com usuários com hipertensão e diabéticos. Além dessas iniciativas, realizamos palestras educativas nas escolas do município, com atividades de apoio a cultura e educação em saúde.

Na avaliação de Kenia Elicka de Oliveira, o ESF Santa Luzia possui um vinculo muito grande com a população do bairro, devido ao trabalho realizado pelos profissionais. “Conhecemos a realidade das famílias pelas quais somos responsáveis e isso nos possibilita identificar os problemas de saúde mais comum ao qual aquele usuário está exposto. Através deste procedimento podemos elaborar um plano de enfretamento dos problemas relacionados de saúde e os fatores que colocam as pessoas em risco. Executamos, com a participação da comunidade, e as qualificações de cada profissional, procedimentos de vigilância e respaldo aos usuários e suas famílias. Esta atitude cria um vínculo de respeito entre as partes” disse.

Trabalho organizado da equipe

De acordo com o aposentado Cláudio Schuengue de Oliveira, a unidade ampliou e melhorou os serviços de saúde no bairro, através de projetos assistenciais voltados as famílias, caracterizando agilidade e precisão no atendimento aos usuários. “É um trabalho feito com muita responsabilidade, só tenho agradecer a todos os profissionais dessa unidade, pois são competentes e sabem identificar de forma precisa as doenças relacionadas aos pacientes”.

Na opinião da moradora do bairro, Inês Aparecida Pereira Valentim, o ESF possui profissionais dedicados que prestam um grande serviço ao bairro. Ela aponta a coordenadora do ES, Kenia Elicka de Oliveira, como uma das responsáveis pelo respeito adquirido pela unidade junto ao bairro. “É uma excelente profissional, que atende de forma qualificada e precisa. A equipe sabe das necessidades dos usuários e buscam melhorar os serviços prestados à população”.

Segundo a secretária Cláudia Aparecida Hott, a equipe do ESF Santa Luzia estabelece vínculos e relações de respeito junto à população, tal atitude é um dos reflexos que demonstram a capacidade e a qualidade da equipe. “São profissionais atenciosos e bem preparados. Realizam um trabalho de conscientização da população através de visitas domiciliares e palestras. Isto demonstra a preocupação com as pessoas, pois vão até os lares dos usuários para saber se existe algum problema”, explicou.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *