Evangelho do dia (Mt 13,44-46)

“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido num campo. Alguém o encontra, deixa-o lá bem escondido e, cheio de alegria, vai vender todos os seus bens e compra aquele campo. O Reino dos Céus é também como um negociante que procura pérolas preciosas. Ao encontrar uma de grande valor, ele vai, vende todos os bens e compra aquela pérola.”

Comentário

Nossa parábola é parte da lista das parábolas do Reino do capítulo treze de Mateus. Ela figura entre as parábolas ditas por Jesus aos discípulos, em particular, em casa (13,36). Dois verbos de movimento caracterizam as duas parábolas: encontrar (v. 44.46) e procurar (v. 45). Sendo dom, o Reino dos Céus requer o esforço humano para entrar nele. As duas parábolas têm em comum a seguinte expressão: “vende tudo o que possui e compra” (vv. 44.46). A diferença entre elas é que na primeira parábola o homem encontra o tesouro sem procurá-lo; na segunda, ele procura a pérola preciosa. Isso nos indica que as duas parábolas são inseparáveis e que devem ser tratadas como complementares. Tanto o agricultor que encontra o tesouro como o comerciante que procura pérolas preciosas experimentam a mesma alegria. Podemos tirar duas mensagens dessas duas pequenas parábolas: em primeiro lugar, o Reino dos Céus é comparável a bens que ultrapassam em valor o que se pode imaginar. De quem o encontra é exigido o engajamento de toda a vida. Em segundo lugar, no ensinamento de Jesus é onde se esconde e revela o Reino dos Céus. Quem o descobre conhecerá tal entusiasmo que será capaz de deixar suas antigas seguranças (cf. Fl 3,7-11).

Carlos Alberto Contieri, sj – www.paulinas.org.br

ORAÇÃO AO DIVINO PAI ETERNO

Aqui estamos para prestar-vos a nossa homenagem.

Nós cremos em vós, Pai Eterno, nosso Pai e nosso Criador.

Confiamos em vossa bondade e poder.

Queremos amar-vos sempre, cumprindo vossos mandamentos e servindo ao vosso Filho Jesus, na pessoa de nossos irmãos.

Nós vos damos graça pelo vosso amor e pela vossa ternura.

Vós nos atraís ao vosso Santuário e nos acolheis de braços abertos. Vós nos guiais com os ensinamentos do vosso Filho, Nosso Senhor, e nos dais sempre o vosso perdão.

DIVINO PAI ETERNO, QUEREMOS CONSAGRAR A VÓS:

Nossas famílias, para que vivam em paz e harmonia;

Nossas casas, para que sejam iluminadas pela vossa presença.

Nossas alegrias, para que sejam santificadas pelo vosso amor.

Nossas preocupações, para que sejam acolhidas em vossa bondade;

Nossas doenças, para que sejam remediadas com a vossa misericórdia;

Nossos trabalhos, para que sejam fecundos com a vossa bênção.

DIVINO PAI ETERNO,

Recebei a homenagem da nossa fé, fortalecei a nossa esperança e renovai o nosso amor. Dai-nos o dom da paz e da fidelidade à vossa Igreja. Pela intercessão de Nossa Senhora, mãe do vosso querido Filho, dai-nos a perseverança na fé e a graça da salvação eterna.

Amém!

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *