Evangelho do dia (Mt 10,7-15)

agua-viva-680x130

“No vosso caminho, proclamai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai doentes, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expulsai demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro à cintura; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, pois o trabalhador tem direito a seu sustento. Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. Ao entrardes numa casa, saudai-a. Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. Se alguém não vos receber, nem escutar vossas palavras, saí daquela casa ou daquela cidade e sacudi a poeira dos vossos pés. Em verdade, vos digo: no dia do juízo, a terra de Sodoma e Gomorra receberá uma sentença menos dura do que aquela cidade.”

Comentário

As orientações dadas aos discípulos pode-se vê-las realizadas na própria pessoa de Jesus. Essas instruções visam à continuidade entre a missão de Jesus e a dos discípulos. O anúncio da proximidade do Reino de Deus é autenticado por uma prática que liberta as pessoas do mal. A expressão “pecadores de homens” presente no relato da vocação dos primeiros discípulos define nessa perspectiva a missão deles (Mt 4,18-22; Mc 1,16-20; Lc 5,1-11). O dom recebido de Deus deve ser oferecido gratuitamente. Esse dom é o Espírito Santo, através de quem nos é dado todos os bens celestes para que a nossa existência terrestre seja repleta do que é do céu. Não se trata de alienação, mas para nós cristãos a vida em Deus é a condição de construirmos juntos um mundo fraterno e justo, sem rancor, ódio ou vingança. A missão deve ser vivida na confiança em Deus, pois a vida do discípulo está nas mãos de Deus. A segurança dos discípulos não está em nenhum bem deste mundo, mas em Deus somente. É preciso, sem deixar o empenho pessoal exigido, confiar na providência divina e viver cada dia sem se preocupar com o amanhã.

Carlos Alberto Contieri, sj – www.paulinas.org.br

ORAÇÃO AO DIVINO PAI ETERNO

Aqui estamos para prestar-vos a nossa homenagem.

Nós cremos em vós, Pai Eterno, nosso Pai e nosso Criador.

Confiamos em vossa bondade e poder.

Queremos amar-vos sempre, cumprindo vossos mandamentos e servindo ao vosso Filho Jesus, na pessoa de nossos irmãos.

Nós vos damos graça pelo vosso amor e pela vossa ternura.

Vós nos atraís ao vosso Santuário e nos acolheis de braços abertos. Vós nos guiais com os ensinamentos do vosso Filho.

Nosso Senhor, e nos dais sempre o vosso perdão.

DIVINO PAI ETERNO, QUEREMOS CONSAGRAR A VÓS:

Nossas famílias, para que vivam em paz e harmonia;

Nossas casas, para que sejam iluminadas pela vossa presença.

Nossas alegrias, para que sejam santificadas pelo vosso amor.

Nossas preocupações, para que sejam acolhidas em vossa bondade;

Nossas doenças, para que sejam remediadas com a vossa misericórdia;

Nossos trabalhos, para que sejam fecundos com a vossa bênção.

DIVINO PAI ETERNO,

Recebei a homenagem da nossa fé, fortalecei a nossa esperança e renovai o nosso amor. Dai-nos o dom da paz e da fidelidade à vossa Igreja. Pela intercessão de Nossa Senhora, mãe do vosso querido Filho, dai-nos a perseverança na fé e a graça da salvação eterna.

Amém!

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *