Manhuaçu: Conferência define últimos detalhes do plano de saneamento básico

cartaz-conferencia-A comissão responsável pela elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico realiza na próxima terça-feira, 29/04, a conferência municipal. O evento acontece a partir das 18:30, no Auditório do Colégio Tiradentes.

Este será mais um passo importante e acontece logo após as pré-conferências em nove distritos de Manhuaçu. Como o projeto está sendo elaborado para 20 anos, a fim de atender a diretriz do Programa de Universalização do Saneamento, que passa  ser uma exigência legal para o acesso a recursos federais destinados ao saneamento a partir desse ano, torna-se importantíssima  a participação de toda a sociedade.

A reunião da próxima terça terá o objetivo de congregar todos os delegados  eleitos nas nove pré-conferências nos distritos e localidades. Também será o momento para que toda a população se mobilize, bem como a sociedade civil organizada, para a realização da leitura comunitária do saneamento no município.

O processo para a seleção e hierarquização do município para contratação dos planos foi realizado pelo IBIO – AGB Doce, com o apoio do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu), que tem realizado um importante trabalho de mobilização junto aos gestores municipais.

Em Manhuaçu, a empresa Vallenger Engenharia  é a responsável pela execução do Plano Municipal de Saneamento Básico. Todo o trabalho é avaliado e inspecionado pelas equipes, que realizaram as pré conferências nos setores rural e urbano.

Participação popular

O Plano Municipal de Saneamento Básico foi elaborado com ampla participação de toda a comunidade  organizada. Entre os critérios a serem observados e apontados pelos moradores de todas as comunidades, estão o baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), elevado índice de doenças de veiculação hídrica, baixa cobertura de abastecimento de água, baixo índice de coleta urbana de esgoto e resíduos sólidos. Além disso, a incidência de enchentes ou alagamentos na área urbana, inexistência de outros investimentos para estudos e projetos destinados ao Plano de Saneamento Básico.

De acordo com o secretário executivo do Plano Municipal de Saneamento Básico, Elieser Ribeiro, por onde a equipe passou realizando as pré-conferências, muitas opiniões, ideias relevantes surgiram para o enriquecimento e elaboração do Plano de Saneamento Básico. “Por essa razão será importante a participação da sociedade organizada na reunião para que possamos coroar parte do nosso trabalho”, ressalta Elieser Ribeiro.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *