Homenagem: Dr. João Mansur recebe medalha Hélio Costa

drjoaomansur3

Dr. João Mansur recebeu das mãos do Dr. Maurício Navarro Bandeira de Mello a Medalha Desembargador Hélio Costa

drjoaomansur4

Dr.João Mansur ladeado por colegas e autoridades, ao receber o certificado e a medalha

drjoaomansur1

Familiares, amigos e colegas de profissão prestigiaram o momento solene da entrega da Medalha Hélio Costa

drjoaomansur2 Em solenidade realizada na tarde desta sexta-feira, 06/12, no Salão Nobre do Tribunal do Júri da Comarca de Mçu, o advogado João Salomão Mansur foi agraciado com a Medalha Desembargador Hélio Costa. Juízes, promotores, advogados, diretoria da 54ª Subseção da OAB, comandante do 11º B.P.M., delegado adjunto (6ª DRSP) e familiares do homenageado participaram da solenidade, presidida pelo juiz da Vara Criminal, Dr. Maurício Navarro Bandeira de Mello.

Ao abrir a sessão, o magistrado cumprimentou de forma cordial o homenageado e, em seguida destacou a importância da Medalha Desembargador Hélio Costa, bem como a satisfação em estar passando às mãos de um profissional do direito, que durante sessenta anos militou  com galhardia exercendo seu mister. “Não o conhecia, mas hoje me sinto honrado em saber que o Dr. João Mansur trabalhou de forma exemplar na Comarca de Manhuaçu e, em tantas outras como criminalista destemido e sempre honrando o papel do advogado”, disse Dr. Maurício Navarro.

A Medalha Desembargador Hélio Costa destina-se a agraciar aqueles que venham prestando ou tenham prestado relevantes serviços ao Poder Judiciário local. A Medalha é concedida de dois em dois anos, sempre nos anos ímpares, preferencialmente no dia 8 de dezembro, data comemorativa do Dia da Justiça, com solenidade em todas as comarcas do Estado.

O agraciado é escolhido entre aqueles que, possuidores de conduta ilibada, que se destacaram na contribuição para a realização da justiça no âmbito da comarca. A escolha é sempre feita por uma comissão integrada pelo diretor do Foro da Comarca, pelo representante do Ministério Público, pelo representante da Ordem dos Advogados do Brasil e pelo prefeito do município sede da Comarca.

A procuradora de Justiça do Estado de Minas Gerais e irmã do homenageado,Dra. Lúcia Helena Mansur Nardi, dirigiu aos presentes na solenidade, de forma bastante singular. Apaixonada pelo direito, fez questão de lembrar  das atitudes do irmão,que sonhava com Justiça e não se calava diante do que era injusto. Agradeceu ao presidente da 54ª Subseção da OAB, Dr. Alex Barbosa, aos magistrados e representantes do Ministério Público Estadual.

Demonstrando afeição, dirigiu à promotora de Justiça, Gianinne Mota Maeli Miranda como forma de reconhecimento, no dia em que a recebeu em seu gabinete. A Procuradora de Justiça diz ter recebido um tratamento ímpar da promotora, sem que ela soubesse. “A Comarca de Manhuaçu tem uma promotora de sabedoria,  de sensibilidade, íntegra e de coração bondoso. Dra.Gianinne é digna das mais valorosas homenagens”, disse a procuradora que foi interrompida várias vezes por palmas, ao citar o nome da Promotora Gianinne Mota Maeli Miranda.

Para o presidente da 54ª Subseção da OAB, Dr.Alex Barbosa, o advogado João Mansur representa uma grandiosidade de sabedoria e, a homenagem foi mais do que justa. “Muitos colegas advogados inspiraram no Dr. João Mansur. A ele, nossa eterna gratidão por ter nos ensinado como o “operador do direito” deve ser e, principalmente proporcionar a verdadeira justiça, com honestidade, determinação e seriedade”, completou o presidente da Subseção.

Sem esconder a alegria, o homenageado com a condecoração Desembargador Hélio Costa concedeu entrevista e disse de sua satisfação em ser reconhecido pelos colegas de profissão, juízes e promotores. Também lembrou do colega, Dr. José Fernandes  Rodrigues, batalhador e defensor das causas justas e, sempre atuavam com galhardia, já que a cidade era desprovida de advogado. Orgulhoso, ele conta que durante quarenta anos também foi advogado da Polícia Militar e, ao longo de sessenta anos fiz da Tribuna meu lugar de trabalho. Hoje, me sinto confortável com essa homenagem. No curto tempo, toda a história foi contada aqui sobre a  minha trajetória, no campo da advocacia”, disse Dr. João Salomão Mansur.

Eduardo Satil

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *