Conheça as vantagens e os cuidados da natação e hidroginástica para idosos

É o que indica estudo publicado na revista médica “British Journal of Sports Medicine”, divulgado neste mês.

E entre as práticas possíveis, com menor impacto, as aquáticas trazem algumas vantagens em relação a outras que têm lugar fora da água. Isso porque os idosos podem se beneficiar do fato de se ter um menor impacto na natação e hidroginástica que em outras opções, como corrida, caminhada e musculação, por exemplo.

“Enquanto em públicos de outras idades, os idosos, quando praticam atividade física, tem como objetivo principal a preservação de sua capacidade funcional”, explica a professora da Faculdade de Educação Física, Marisete Peralta Safons. “Eles não procuram a prática com outro objetivo que não seja melhorar a saúde”, completa.

VANTAGENS

Menor impacto nas articulações

Melhora vida social

Diminui quadro de depressão

Aumenta independência

A professora lembra que cada pessoa tem uma demanda e uma limitação específica, que precisa ser avaliada pelo médico e também por um profissional de educação física. “As atividades na água têm os mesmos benefícios cardiovasculares e respiratórios, por exemplo, mas com a vantagem de um menor impacto nas articulações”, explica.

Inadequação

Entre os desafios desafios para encontrar a atividade física ideal, deve estar uma análise do ambiente onde será a prática. É preciso verificar se estão presentes as adaptações necessárias para que esse público, em vez de se beneficiar do exercício, acabe correndo riscos como o de queda, por exemplo.

CUIDADOS

Adaptação do local

Professores capacitados

Liberação médica

Acompanhamento profissional

“Alguns cuidados devem ser tomados para a prática da hidroginástica e da natação, como o ambiente da atividade. Banheiros e corredores molhados podem representar um risco de quedas”, explica Marisete.

O ambiente ainda pode apresentar outros empecilhos como música alta, ambiente pouco adequado para pessoas com dificuldade de mobilidade e até a ficha de exercícios impressas, que dificultam a vida de quem apresenta algum tipo de deficiência visual. Também é preciso verificar se os profissionais são preparados.

Benefícios extras

A prática de atividades por idosos trazem benefícios que vão além da saúde física, principalmente as que são praticadas em grupos. “A atividade física repercute também nos aspectos psicossociais, melhora as interações sociais. Quando fazem em grupo, isso se reflete nas relações sociais”, explica a professora.

Segundo Marisete, são sentidas melhoras psicológicas, com a diminuição da depressão, por exemplo, e aumento das ativações neurológicas, tudo associado ao aspecto social da prática da atividade física. O idoso consegue, ao interagir e se exercitar com frequência, manter-se mais ativo e independente.

Informações MS

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *