Manhuaçu: Plano de saneamento básico é apresentado no COAMMA

saneamento1No último domingo, 14/06, durante a reunião do COAMMA – Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu – o secretário executivo do Comitê de Coordenação dos trabalhos, responsável pela elaboração PMSB – Plano Municipal de Saneamento Básico de Manhuaçu – Eliéser Ribeiro, fez uma apresentação detalhada dos produtos que compõem o projeto para os próximos vinte anos no município, aos presidentes e representantes das associações de bairro. Na ocasião, os secretários de Planejamento, Luiz Carlos Rodes e de Obras, João Amâncio, também falaram sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo de Manhuaçu.

A apresentação do Plano cumpre mais uma etapa de divulgação, dessa vez junto aos líderes da sociedade civil organizada. “A reunião aqui foi de conscientização e mobilização. Estamos caminhando para uma grande audiência pública e precisamos contar com a colaboração de todos eles, pois precisamos fazer isso de maneira integrada. Isso é importante para que o plano não seja só dessa gestão, mas que seja de Manhuaçu. O Plano é para 20 anos, e a população precisa tê-lo como instrumento de cobrança e conscientização” – pondera Eliéser.

Após apresentação do PMSB, o secretário de Obras, fez uma breve explanação sobre os trabalhos que estão sendo feitos pela pasta sob sua responsabilidade e esclareceu muitas dúvidas por parte dos presidentes das associações de bairro presentes. “Foi um momento de sintonizarmos com as lideranças dos bairros e também dos distritos o trabalho que estamos realizando no município. Muitas das demandas que foram levantadas já consta no nosso cronograma de trabalho. Também mostramos que demandas levantadas anteriormente já foram resolvidas” – relata Amâncio.

O secretário de Planejamento aproveitou o espaço para esclarecer dúvidas apontadas pelos presentes sobre o impasse gerado pelas obras da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, e dar providências também a novas solicitações, apresentadas durante a reunião, como a de uma reunião para resolver problemas de alagamentos, na região central, quando chove forte, e a enxurrada que vem dos bairros altos, acaba gerando grandes transtornos na parte baixa da cidade.

O presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Augusto Pereira, que estava presente, e vem acompanhando os trabalhos do Comitê, que inclusive já apresentou o PMSB no Legislativo, parabenizou a equipe que vem trabalhando para a elaboração do Plano e também comentou sobre a importância do secretaria municipal participar da reunião da entidade. “Igual foi feito aqui hoje. O secretário de planejamento e o de obras ouvindo as reivindicações dos bairros é muito importante, porque fica mais fácil para resolver aqueles problemas que tem dentro dos bairros. Nós sabemos que o município tem dificuldades para resolver todos de uma vez, mas aquilo que é prioridade, os presidentes de bairros tem trazido e com certeza está sendo escutado” – ponderou Pereira.

O vereador Anizio Gonçalves de Souza, o cabo Anizio, também esteve presente. Para ele a participação dos secretários na reunião do COAMMA é a forma mais rápida de comunicação entre o Governo e a sociedade. Sobre a apresentação do plano o vereador defende: “quando você traz um plano de saneamento básico e apresenta numa reunião desse tipo, a quem você alcança? A população. Então você promove, dissemina com os representantes e presidentes de associações de bairros, para que estes tomem conhecimento do que está sendo feito. Com certeza isso é um ganho para a cidade de Manhuaçu” – defende.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *